12 de agosto de 2006

Pró-Memória de Campinas


O autor do blog e que tem a honra de procurar resgatar a história de sua terra natal, Campinas.


"Um povo sem História é um povo fadado ao desaparecimento em algum momento no futuro. Com esta frase pode-se deduzir que a História de um povo ou de sua própria cidade deve ser preservada a qualquer custo." (João Marcos Fantinatti)

14 comentários:

Anônimo disse...

Olá, td bem? Gostaria de sugerir a inserção da historia do artista Hercules Florence (inventor injustiçado da fotografia) que desenvolveu o processo em Campinas; do Padre Roberto Landell - Igreja do Carmo - (inventor injustiçado do rádio). Da presença marcante do arquiteto Ramos de Azevedo, da bandeira do Estado de São Paulo, com suas listras, e sua ligação com a morte da criança campinense no ataque federal a cidade, sobre o nosso querido CCLA e principalmente peço a urgente alteração do brasão da cidade que figura de maneira errada
no blog.

Anônimo disse...

E, para finalizar, parabéns pela iniciativa fantástica de divulgar a maravilhosa história de nossa querida cidade.

Anônimo disse...

boa noite joão marcos.parabens por este belissimo trabalho.

Anônimo disse...

Parabéns Sr. João Marcos. A necessidade era grande em ter esta história sobre nossa cidade de Campinas. Como ex-morador da Av. Moraes Sales (trecho entre R: Antonio Cesarino e Av. Júlio de Mesquita, na década de 1950 e 1960, gostaria de ter neste, algumas fotos sobre esta Rua nos anos acima. Espero que consiga. Mais uma vez, parabéns por esse lindo trabalho.

Anônimo disse...

Parabéns, achei o seu trabalho maravilhoso,descobri muitas passagens da história que eu desconhecia.

Anônimo disse...

Caro João Marcos.
Gostaria também de parabenizar grandiosa e valorosa atitude de resgatar a história de nosso querido município de Campinas. Sugiro que fossem levantados dados históricos incluindo fotografias dos Bairros Cambuí, centro e guanabara, regiões dentre as mais antigas da cidade. Através de fotografias que mostrassem como Campinas era na época e como está atualmente. Se havia pavimentação, se as ruas eram arborizadas, como eram as casas da época, se elas tinham jardins, se haviam muros como atualmente. Seria uma grande contribuição e resgate de nossa história também. Fiquei fascinado com os dados e histórias expostos no site.
Parabéns mais uma vez e obrigado por me conduzir a época de meus bisavós (a quem conheci e convivi) e dos meus tataravós imigrantes que abraçaram com carinho esta terra.

Unknown disse...

Grande idéia Fantinatti. E além de tudo de fundamental importância para a memória da cidade. Acompanharei de perto este seu trabalho e conte comigo. Fica a sugestão para que fale um pouco sobre a história de fundação dos dois times de futebol de Campinas, seus títulos e principais jogadores. Abraços!

Anônimo disse...

João bom dia,meu nome é Edivaldo da Silva Alves sou Reporter Fotográfico da Sanasa Campinas,faz
25 anos que eu fotografo e já fiz
fotos que viraram história,como por
exemplo o incêndio do Eldorado fui o
primeiro fotografo a chegar no local,e muitas outras fotografias de monumento históricos que não existe mais,só nestes 25 anos de fotografia.
É temos que cuidar mais de nossos patrimônios,porque logo nem na fotografia não poderemos recordar estes,porque o material digital as vezes não é prático e nem mesmo seguro.
João Marcos Parabéns por existir pessoas igual a Vc.que preocupa com
nossa hitória.




Até Mais Um Abraço.
Edivaldo da Silva Alves.
Fotografo da Sanasa Campinas.

Anônimo disse...

Normally a page like this would interest me greatly, and I would be anxious to make significant contributions to it. But since Senhor Fantinatti has chosen to steal 20-30 images from my copyrighted webpages, provided no credit to me or my pages, even REMOVED my name from a map that I drew and erased the names of the photographers who took many of my pictures (a criminal act), and his page provides no bibliography or credits to anyone, I want nothing to do with this dishonest, unscholarly, worthless piece of garbage.
Allen Morrison
http://www.tramz.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber mais sobre o futebol em Campinas, times como o Gymnásio, Ponte, Guarani, Mogiana, belo trabalho, gostaria que fosse um site para poder visualizar mais rápido, como blog está ficando meio lento, ótimo trabalho de resgate de nossa história....

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa!!!!!!!!!!!!!!!!!
Amei a página, você fala de forma clara e de fácil entendimento. É muito bom conhecer o passado dessa cidade que acabo de conhecer também por outro ângulo.

Anônimo disse...

oi fiquei sabendo q em nossa Campinas tem um predio desenhado por Oscar Niemayer ,o amigo tem alguma informaçao sobre isto,para divulgar no blog,o predio fica na av.Anchieta antes do cultura,afinal ele e uma lenda viva da nossa historia,parabens pelo seu trabalho

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Anônimo disse...

Olá João marcos eu sou fiha de familiares de souzas
e meu sobre nome tambem e souzas
minha mãe era filha de guelherme betiol de Joaquim egidio
eu estudei na escola francisco barreto leme em 1954 ou 1953
gostaria muito de saber se tem guardada fotos deste tempo?
eu ja andei pesquizando mas não encontrei nada
pois tenho muita saudades deste tempo ainda tenho primos ai em Joaquim egidio ele se chama guilherme betiol tambem
obrigada pela pro memória da cidade
de campinas eu naci na fazenda santana em 1946
boa noite...