19 de agosto de 2006

Curiosidades: Os Símbolos Oficiais de Campinas

A Bandeira

Fundo branco, Escudo e letras em azul marinho, Emblema amarelo.


A bandeira de Campinas foi criada por Romeu Santini (foto abaixo), vereador da década de 1960 e com estudo de Guilherme de Almeida (foto abaixo), o Príncipe dos Poetas brasileiros; possui o fundo branco representando a pureza, o escudo e as letras em azul representando a lealdade. O centro do brasão é amarelo, representando a riqueza, onde está desenhada a imagem da fênix, símbolo da imortalidade do povo campineiro. Obedece a proporção estabelecida para bandeiras, de 14x20, quer dizer 14 módulos de altura por 20 de comprimento. A figura central (escudo) está fixado à 4 módulos e distando 5 módulos da extremidade (superior e inferior).

Foi aprovada oficialmente em 16-06-1961 sob a lei n° 2.523, e promulgada em 26-06-1961, pelo prefeito municipal Miguel Vicente Cury.


O Brasão



..........,,,,,,........ ..Antigo///..//////////Atual

No fim do século XIX, o Dr. Ricardo Gumbleton Daunt projetou e propôs a Câmara a adoção de um brasão de armas para Campinas. Consultados técnicos da época, feito o respectivo desenho, a Câmara acolheu a proposta, em 1889, do Dr. Ricardo e adotou um brasão para Campinas.

O brasão de Campinas é formado por um escudo tendo ao centro uma fênix, ave mitológica, que simboliza o renascimento. O escudo é encimado por uma coroa mural com torres, símbolo da emancipação política. À esquerda, está uma haste de cana-de-açúcar e à direita uma haste de café, plantas que formaram as primeiras fontes de renda de Campinas no início da sua história. Sob o escudo está uma faixa com a divisa em latim "Labore Virtude Civitas Floret" ou, em português, "No Trabalho e na Virtude a Cidade Floresce".

A curiosidade no brasão de Campinas, é a fênix que domina quase todo espaço do escudo central. No final do século XIX, uma série de epidemias de febre-amarela quase dizimaram a população do município.

Muitas pessoas emigraram, a cidade ficou desolada e a economia enfraqueceu. Aos poucos a epidemia foi sendo debelada e a vida voltou ao normal.

Nenhum comentário: