Foi aprovada oficialmente em 16-06-1961 sob a lei n° 2.523, e promulgada em 26-06-1961, pelo prefeito municipal Miguel Vicente Cury.
O Brasão
..........,,,,,,........ ..Antigo///..//////////Atual
No fim do século XIX, o Dr. Ricardo Gumbleton Daunt projetou e propôs a Câmara a adoção de um brasão de armas para Campinas. Consultados técnicos da época, feito o respectivo desenho, a Câmara acolheu a proposta, em 1889, do Dr. Ricardo e adotou um brasão para Campinas.
O brasão de Campinas é formado por um escudo tendo ao centro uma fênix, ave mitológica, que simboliza o renascimento. O escudo é encimado por uma coroa mural com torres, símbolo da emancipação política. À esquerda, está uma haste de cana-de-açúcar e à direita uma haste de café, plantas que formaram as primeiras fontes de renda de Campinas no início da sua história. Sob o escudo está uma faixa com a divisa em latim "Labore Virtude Civitas Floret" ou, em português, "No Trabalho e na Virtude a Cidade Floresce".
Muitas pessoas emigraram, a cidade ficou desolada e a economia enfraqueceu. Aos poucos a epidemia foi sendo debelada e a vida voltou ao normal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário