17 de agosto de 2006

Personagem: Francisco Barreto Leme - Uma pequena biografia


Francisco Barreto Leme, o fundador de Campinas, nasceu na então Vila de Taubaté, em 1704 e ali se casou aos 26 anos com Rosa Maria de Gusmão. Veio estabelecer-se com a família no termo de Jundiaí e ouvindo falar da uberdade do solo entre a cidade e a Vila de Moji-Morim, passou a residir num lugar chamado de Campinas de Mata Groso. A povoação foi crescendo e Barreto Leme muito fez por ela, ao ponto de conseguir a criação da Frequesia das Campinas de Mato Grosso, tendo doado, ao que se diz, terreno para a primeira igreja.

Em 1774 o governador, D. Luís António de Sousa Botelho Galvão, atendendo naturalmente ao mérito de Barreto Leme, nomeou-o fundador da Frequesia. Morreu no dia 9 de abril de 1782 e foi sepultado na Igreja Matriz da Frequesia, no local onde hoje se encontra a Matriz do Carmo, a moldura acima encontra-se afixada no interior da igreja indicando o fato. Faleceu aos 78 anos, deixando numerosa prole.

Quando da criação frequesia, o pequeno povoado contava 51 famílias e com
854 pessoas.

2 comentários:

GALVÃO disse...

Provavelmente há um erro de digitação na data de falecimento do fundador de Campinas do Mato Grosso, pois este não viveu l70 anos, acredito que o correto seja 1784 e não 1874.
Galvão - Profº de Sociologia na E. E. Fco Barreto Leme - Joaquim Egidio.

J.M.Fantinatti disse...

Professor Galvão....Sr. está correto. Devidamente corrigido o erro.