14 de agosto de 2006

Curiosidades: Fundação de Campinas e origem de seu nome

A origem do povoamento de Campinas está ligada à abertura dos caminhos para o sertão de Goiás e Mato Grosso, feita pelos Bandeirantes paulistas do Planalto de Piratininga. Uma dessas trilhas, aberta entre 1721 e 1730, chamou-se Caminho dos Goiáses. Logo instalou-se um pouso para descanso dos tropeiros que utilizavam esse caminho entre as vilas de Jundiaí e Moji-Mirim. Esse pouso ficou conhecido por Campinhos de Mato Grosso, passou a se denominar Bairro de Mato Grosso, e posteriormente Campinas do Mato Grosso em razão de haver na região três pequenos terrenos descampados (extensos, desabitados e sem árvores, ou seja campo, campina ou planície), o que explica o nome.

O povoamento efetivo começou com a chegada de Francisco Barreto Leme, vindo de Taubaté entre 1739 e 1744. Veio com sua família e conterrâneos e fixou-se em terras adquiridas do que era uma antiga sesmaria.

No ano de 1767, eram 185 as pessoas que moravam no bairro de Mato Grosso, segundo um recenseamento. A economia baseada na agricultura de subsistência e os recursos disponíveis eram mínimos. Em 1772 foi solicitada licença para a construção de uma capela devido à grande distância das igrejas, mais próximas de Jundiaí. Através de pressões políticas as autoridades eclesiásticas concederam, em 1773, autorização para a construção de uma igreja Matriz, ao invés de uma simples capela. Isso significou a emancipação religiosa de Campinas, embora a vila continuasse dependente politicamente de Jundiaí. No mês de maio de 1774, o então governador da Capitania de São Paulo, Dom Luís António Souza Bueno Botelho Mourão - o IV Morgado de Mateus, outorgou a Francisco Barreto Leme a fundação do núcleo e estipulou algumas medidas urbanísticas básicas para o local.

Quadro de Salvador Caruso retratando a 1a. missa. Veja uma biografia da família Caruso em http://www.pintorescaruso.blogspot.com/ . Informação gentilmente cedida por Rubens Caruso Jr..

No dia 14 de julho de 1774, em uma capela provisória, foi celebrada a primeira missa por Frei Antonio de Pádua, primeiro vigário da nova paróquia e assim oficializada a fundação da Freguesia Nossa Senhora da Conceição das Campinas de Mato Grosso. Essa data ficou sendo a data oficial da fundação de Campinas. Já em 1775, foi criado o Distrito de Conceição de Campinas.

Em 1797 foi elevado à condição de vila com o nome de Vila de São Carlos, surgindo assim o município com território desmembrado de Jundiaí. Eram 2107 habitantes e pouco mais de quatrocentas casas. A denominação de Vila de São Carlos nunca prevaleceu junto à população, tanto que no ano de 1842 a vila foi elevada à categoria de cidade com o nome de Campinas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fantástica iniciativa Fantinatti.
Irei ler todo o BLOG e antecipadamente o cumprimento pela iniciativa.
abraços Fábio da Silveira Bueno

Anônimo disse...

Muito legal sua iniciativa Fanti. Um abraço.

Leandro Scaion

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa.
Um abraço.
Márcia P. Moraes