15 de outubro de 2009

Personagem: Emil Assad Rached (Emil Rached)

Natural de Vera Cruz, nasceu a 20 de junho de 1943, no interior de São Paulo e residia em Campinas.

Morreu neste 15 de outubro de 2009, em Campinas, o ex- jogador Emil Assad Rached, o “gigante” do basquete brasileiro - tinha 2,23 metros de altura.

Além da carreira esportiva, ele ficou conhecido pela sua participação em programas humorísticos da tevê e em filmes.







Ele jogou basquete profissionalmente entre 1964 e 1980. Começou no Palmeiras e defendeu também XV de Piracicaba (SP), Corinthians (SP), Botafogo (RJ), Tenis Clube Campinas (SP) e Rio Claro (SP). Na seleção brasileira, foi medalhista de bronze no Mundial do Uruguai (1967) e de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Cali (1971).


Apesar dos 18 jogos disputados com a camisa da seleção brasileira de basquete, em que marcou um total de 114 pontos, Emil Rached ficou conhecido do grande público após a sua aposentadoria das quadras, quando interpretou o “gigante” no programa “Os Trapalhões”.

Na televisão, seu papel de gigante mal-humorado e desajeitado entusiasmava o público. No cinema, ele participou dos seguintes filmes: O Trapalhão nas minas do Rei Salomão (1977), Os trapalhões na guerra dos planetas (1978) e As Aventuras de Mário Fofoca (1982).

Emil Rached estava internado no Centro Médico de Campinas há dez dias com diversos problemas de saúde. Antes de ir para o hospital, ele já realizava hemodiálise e teve seu quadro agravado por um tombo, quando teve que operar o braço e a perna, em cirurgia que só piorou seu estado de saúde. Sofreu uma embolia pulmonar e quatro paradas cardíacas vindo a falecer.

Sua formação foi em Educação Física e vivia como representante de vendas.

Um comentário:

Anônimo disse...

João Marcos,

Minha irmã se formou na mesma turma com o Emil Rached em Educação Fisica. Acho que foi em 1971

Carlos Roberto