10 de outubro de 2009

Efeméride: Os 100 anos da Sra. Tereza Gagliardi

Por sugestão de nosso fiel colaborador e espectador José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira; coloco aqui um pouco da história da família Gagliardi e da Sra. Tereza Gagliardi; haja vista não ser todo dia que alguém chega em idade centenária.
Confira no site VIP VIRTUAL outros detalhes:

A única filha viva de Vicente Gagliardi; minha tia TEREZA GAGLIARDI completando gloriosamente os seus 100 (CEM) anos de vida neste 10 de outubro de 2009.

Desde 1939 dedica-se a igreja de Santo Antonio. Na antiga capela da rua da Abolição. Aprendeu sózinha a tocar órgão para poder acompanhar as missas, rezas e casamentos. Na época era tudo em latim e não tinha nada de violão, guitarra; era órgão e no máximo violino além do canto em latim, muitas vezes canto gregoriano.

O órgão era de pedal. Ela criou o côro. Fazia quermesse com a barraca de quentão e churrasco para ajudar nas obras da igreja primitiva e depois para a construção da nova.

Mandava enfeitar o andor de Santo Antonio (pagando do bolso). Esta imagem está em sua casa. Foi trazida em procissão pelos padres que disseram Sto Antonio de Tereza, Tereza de Santo Antonio.

A Cruz do topo da Igreja de Santo Antonio foi doada pela tia Tereza.

Tocava órgão nos casamentos junto o tenor Getúlio. E as missas das 10 aos domingos com ela e o coral eram muiti apreciadas. Enfim Tereza Gagliardi exemplo digno de mulher. Dedicou toda sua vida em pró dos mais necessitados.

Fazia as oficinas de Santa Rita de Cássia juntamento com a sua filha Dinorah Santini. Costurava roupas para os pobres e principalmente para os recém nascidos.

Ela foi madrinha do Padre Francisco Abril em suas bodas de outro juntamente com o então cadete Nelson Santini Jr. (hoje General de Brigada).

Ficou viúva aos 20 anos. E ainda passou grande sofrimento com a morte de seu filho Alaor. Só quem é mãe e perde um filho pode avaliar o sofrimento. Compare o sofrimento de Nossa Senhora com a morte de Jesus.

Texto acima de José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira

Acima seu santo de devoção e em foto de 15 de julho de 2009. Abaixo fotos de seus pais.

Abaixo foto de José Eduardo e sua amada tia Tereza.

Abaixo com seus tataranetos sobrinhos, Lucca e Carol.

Abaixo o General de Brigada Nelson Santini Jr.


Mais dados sobre a Sra. Tereza Gagliardi e sua devoção, podem ser vistos em :

http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com/2009/06/personagem-santo-antonio-dia-do-santo.html

Abaixo um pouco mais da importância da família Gagliardi para Campinas.

Doou o primeiro avião do aero clube de Campinas e também era dono da Fazenda São Francisco que a vendeu para a Rhódia.






Nenhum comentário: