9 de outubro de 2009

Personagem: Miguel Homem Pinto de Carvalho

Não se conhecem dados biográficos. Era filho de um pescador e natural de Sesimbra, Portugal: "onde ensaiei os primeiros, os mais seguros, os mais acertados talvez, e felizes passos".

Durante o ano de 1928 e início de 1929 encontra-se em Portugal. Publica numerosos poemas no jornal O Cezimbrense, bem como alguns artigos (em geral de temática religiosa) e profere uma conferência. A 11 de Fevereiro de 1929 embarca para o Brasil, no paquete Alcântara.

Durante 4 edições o jornal publicará as suas "Impressões de Viagem". Já no Brasil ainda envia para publicação "Carta de um Português de Além-Mar" e "Campinas - escola de mocidade e albergue das andorinhas", mas depois deixa de ser referido. Mesmo após a data indicada do seu falecimento, não há referências no jornal, provavelmente por desconhecimento.

“Havendo o catedrático de Francês, dr. Armando de Sousa Diniz, se transferido em comissão para o Ginásio de S. Paulo, foi nomeado em 26 de julho de 1934 o professor Miguel Homem Pinto de Carvalho para substituí-lo na regência da cadeira, isto no colégio Culo à Ciência.

Habilitado em concurso para a cadeira de Latim, foi o professor Miguel de Carvalho em data de 2 de julho de 1936, designado para reger esta disciplina no curso complementar, extinto por Decreto Federal de 19 de janeiro de 1938.

Deu grande lustre ao ensino na regência dessas duas cadeiras, e seu falecimento que ocorreu a 29 de agosto de 1943, produziu profunda consternação.”

Nenhum comentário: