Neste 30 de outubro data de seu aniversário; faço aqui minha homenagem a este personagem que dentro de sua área de atuação colabora com a história de Campinas.
O apresentador Almir Reis começou sua carreira como escritor em 1960, aos 17 anos, escrevendo no Suplemento Juvenil do jornal Diário do Povo. Neste mesmo ano, publicou o livro "Tipo Louco - Folhas Verdes", um best seller nacional, causando muita polêmica na época pelos temas abordados na época: sexo, drogas e rock n'roll.
Foi eleito "Príncipe dos Poetas de Campinas", título outorgado pelo "Príncipe dos Poetas brasileiro", de Guilherme de Almeida.
Conhece o mecenas e empresário italiano Giampaolo Lomi, que o levou para Itália a fim de aprimorar sua cultura e introduzí-lo no mundo das artes. Em Milão, ganhou o concurso de poesia "Copa Cittá de Legnago", em 18 de maio de 1963. Esse concurso era destinado a poetas estrangeiros radicados na Itália. Foram longos anos dedicando-se à literatura, música e arte.
De volta ao Brasil, vai radicar-se no Rio de Janeiro, onde possuía uma galeria de arte e colaborava com diversos jornais e revistas da época. Após alguns anos, em São Paulo, dedica-se ao teatro e literatura ao lado de grandes poetas e escritores da geração dos anos 70.
Em 1979, regressa a Campinas, onde é convidado pelo Jornal da Cidade para iniciar sua carreira como colunista social. Permanece neste cargo por 8 anos consecutivos. Em seguida, é convidado pelo grupo O Estado de São Paulo para assumir a coluna social do Jornal de Domingo, permanecendo por mais 10 anos.
Paralelamente, ingressa na Secretaria de Cultura de Campinas, onde ocupa atualmente o cargo de supervisor das galerias de arte do Centro de Convivência de Campinas. Na mesma época, inicia um programa de entrevistas e entretenimento na rádio Cultura FM com grande sucesso até os dias de hoje, e também sua carreira como apresentador de TV na Thathi - Manchete, passando em seguida pela CNT regional.
Neste outubro de 2009, prova mais uma vez o sucesso com o Programa Casual com Almir Reis, no canal 8 da Net Campinas, assina a Coluna Social do Jornal Correio Popular além do programa regional da TVB "Prós e contras".
2 comentários:
Falar do amigo ALMIR REIS, seria
necessário muito empo, das mil
maravilhas que realizou e realiza
em prol da sociedade campineira.
Não sabia que havia iniciado sua
carreira na arte, escrevendo
livro, e na arte poética!
Pessoa adorável, sem inimigos,
personalidade cativante.
Escorpião, meu amigo também de
signo, Deus continue iluminando seu caminho, na estrada da vida que nem sempre é atapetada de rosas, às vezes nos deparamos com espinhos!
Um gande abraço.
Antonio Carlos - Maria Elisa
Círculo Militar de Campinas
Gostaria também de parabenizar
este utilíssimo site.
Antonio Carlos.
Postar um comentário