Do livro Antologia da Poesia Campineira, de Edmo Goulart, tiramos.
Preservação da memória histórica de Campinas, SP, Brasil; pela catalogação ordenada de sua História, fotos, documentos antigos e de tudo aquilo que possa ajudar na preservação desta. Espaço aberto à todos que têm interesse no assunto e está em constante atualização. Aberto à receber material via internet ou por correio para aumentar minha biblioteca, hemeroteca e fototeca sobre o assunto. (jmfantinatti@hotmail.com)
31 de julho de 2008
30 de julho de 2008
História Agradece: Tour Histórico
29 de julho de 2008
28 de julho de 2008
Curiosidades: Campinas em 1979
Curiosidades: Fazenda Pau D'Alho
Memória Fotográfica: Sede da Fazenda Rio das Pedras
Sede da fazenda Rio das Pedras de propriedade do Barão Geraldo de Rezende. Na varanda frontal da casa, a família do proprietário e, no centro, a figura de Rui Barbosa em visita aos parentes de Campinas. A propriedade era grande produtora de café e os Barbosa de Oliveira uma das famílias tradicionais. Data provável da foto 1885.
Fonte: acervo da Sra. Terezinha de Oliveira Jorge uma das descendentes do Barão.
Fonte: acervo da Sra. Terezinha de Oliveira Jorge uma das descendentes do Barão.
27 de julho de 2008
Ontem e Hoje: Av. Francisco Glicério, 1260
O local desta foto fica entre a rua General Osório e rua Bernardino de Campos.
Propositalmente deixei a legenda da foto, pois na época ainda era rua e não avenida.
Como aponta a foto (da década de 1930); o local era o depósito da casa Livro Azul; de tão sucesso até sua extinção em 1956.
O local hoje (2008).
Coloquei a foto abaixo da rua Barão de Jaguara e a seta apontando onde era a loja Livro Azul. Nota-se que o depósito, na foto acima (na hoje av. Francisco Glicério), ficava exatamente na mesma direção; ou seja a extensão da loja ligava uma via à outra.
Ontem e Hoje: Rua Barão Jaguara x Rua General Osório
Veja as fotos abaixo; a primeira da década de 1940 e a segunda de hoje da data da postagem (2008).
Note que interessante o traçado das linhas dos bondes que há na primeira foto. E na segunda é claro o piso asfáltico fez desaparecer, além que claro foram retirados quando disto.
Veja foto aérea, do local, de 1952. Note ainda a seta ao centro indicando a existência do antigo edifício. Clique sobre a imagem para ver com mais detalhes.
Agradeço ao colaborador Fábio, pela sugestão de melhoria neste assunto.
26 de julho de 2008
História Agradece: Mini-documentário sobre a História de Campinas
Disponibilizo, endereços eletrônicos abaixo, o vídeo do mini-documentário sobre a história de Campinas, através de seus monumentos e outros pontos marcantes da cidade.
Vídeo e produção feito por Daniel Machado de Faria e equipe, nosso colaborador.
Belíssimo trabalho.
24 de julho de 2008
Ontem e Hoje: C. E. Anibal de Freitas
Rua 14 de dezembro com rua Dr. Quirino existia o Ateneu Paulista e que depois passou a ser C. E. Anibal Freitas. Foto abaixo da década de 1970.
Note que escrevi Anibal Freitas sem o "de" pois o nome do professor e ex-diretor do Colégio Culto á Ciência não continha este (e mais ele ficava muito irritado quando escreviam com o "de"). Para comprovar isto veja ao fim desta matéria um artigo escrito e publicado em 1946 no Jornal "O Culto à Ciência". Poucas pessoas sabem deste detalhe e estamos aqui para ajudar nestes pequenos detalhes da história de Campinas. Lembrando ainda no túmulo consta Anníbal Freitas.
Na foto abaixo já totalmente transformado. O colégio citado hoje se encontra em outro local; à rua Primeiro de março. Lembrando ainda que se você clicar sobre a foto verá que ainda existia na época uma referência ao Ateneu Paulista.
Personagem: Magalhães Teixeira - Busto
Sequência de reportagens mostra a inauguração do busto de um dos grandes prefeitos que Campinas teve.
Abaixo matéria do jornal Correio Popular de 10 de julho de 1996 do jornalista Marcelo Pereira.
23 de julho de 2008
22 de julho de 2008
Curiosidades: Tombamento
21 de julho de 2008
Curiosidades: Cerveja Mossoró
20 de julho de 2008
Personagem: Escravo Toninho
A lenda acabou virando uma tradição no distrito de Barão Geraldo e assim anualmente há um festejo para lembrar o fato.
Curiosidades: Clubes Alemães
Memória Fotográfica: Casa Livro Azul
Foto de 1900 da loja, que através de seu proprietário (Antonio Benedito de Castro Mendes) trouxe para Campinas, não só a arte e a cultura, como também foi o primeiro edifício a ter iluminação elétrica. Isto pode ser notado na foto abaixo, onde se vê nitidamente as lâmpadas em suas paredes, enquanto na calçada vê-se os lampiões a gás.
Curiosidades: Família Paschoal
Assinar:
Postagens (Atom)