9 de julho de 2008

Personagem: Banda Carlos Gomes

Abaixo tem-se parte da matéria publicado pelo jornal Corrieo Popular em 16 de abril de 2005, tendo como jornalista Maria Teresa Costa. As fotos são de 2008 e pode-se notar que hoje está tudo em ordem.

Fundada em 1895 como Corporação Musical Ítalo-Brasileira, a banda era formada por um grupo de músicos italianos que morava em Campinas. Com o início da Segunda Guerra Mundial, em 1942, o grupo mudou de nome e passou a se chamar Banda Carlos Gomes. Até início dos anos 1970, era a principal instituição musical de Campinas. Mas, por falta de apoio financeiro (até 1980 era subsidiada pela Prefeitura), a banda entrou em processo de extinção. Os músicos foram saindo ou morrendo.

No centenário da banda, em 1995, a corporação tinha apenas cinco integrantes. Sem condições de tocar, por pouco não fechou as portas. Uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no entanto, salvou o grupo. Com apoio cultural do Núcleo de Integração e Difusão Cultural, a parceira desenvolve um projeto de formação de novos músicos de banda. Os ensaios são às quartas-feiras, na Unicamp, e o repertório mudou: além dos dobrados e valsas tradicionais da banda que tocava aos domingos, na Praça Carlos Gomes, a corporaçã toca também música erudita e popular.

Após reforma, Centro terá sala de concertos

Depois que o prédio da Banda Carlos Gomes estiver restaurado, o Centro de Campinas vai ganhar uma elegante sala de concertos. “Será uma bela sala, que terá espetáculos, inclusive durante a noite, e que ajudará no programa de revitalização do Centro”, diz o restaurador Marcos Garcia.

A casa é formada por um amplo salão com um mezanino de madeira. Era nesse mezanino que a banda ficava nos tempos em que havia bailes na sede. Na fachada, atualmente coberta de pichação, elementos musicais decoram a parede. De um lado está a imagem de Carlos Gomes e, de outro, do compositor Giuseppe Verdi. Dentro, retratos de Carlos Gomes, Vivaldi, Verdi e Ravel. Esses retratos, que não são originais da construção, deverão ser retirados.

A sede da banda está estrategicamente localizada e o presidente da entidade, Valdir Poiani, planeja que o espaço seja um lugar de arte constante no Centro. Concertos, exposições, cursos, enfim, uma casa movimentada e bem utilizada para as artes, especialmente à música.

O prédio é tombado como patrimônio cultural de Campinas pelo Condepacc. E fica na Rua Benjamin Constant, 1423.

Um comentário:

contos e fantasias disse...

eu tenho uma foto dessa banda de 1895