17 de dezembro de 2006

Personagem: Marques de Três Rios

Joaquim Egídio de Sousa Aranha nasceu em Campinas, em 1821. Foi barão, visconde, conde e, por último, marquês. Elegeu-se três vezes vereador pelo Partido Liberal. Em seu último mandato, foi presidente da Câmara de Vereadores.

Em 1862, assinou ao lado de outros ilustres campineiros, o primeiro manifesto para fundação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Foi membro da Guarda Nacional de Campinas, recebendo, em 1855, a condecoração de oficial da imperial Ordem da Rosa. Dezesseis anos mais tarde, foi promovido ao posto de coronel-comandante superior da milícia.Em 1878, dois anos depois de se mudar para São Paulo, foi nomeado segundo vice-presidente da Província de São Paulo.

O Marquês de Três Rios ajudou a construir o Hospital de Variolosos, além de colaborar com instituições de caridade e religiosas.Rico proprietário urbano e rural, foi nome fundamental para o progresso de empresas de Campinas e da capital paulista.

Casou-se com Ana Francisca de Pontes Aranha com quem viveu por 33 anos e teve um filho. Após a morte de sua mulher, casou-se novamente com Maria Hipólita dos Santos Silva, Baronesa de São João do Rio Claro. Foi nesse casamento que originou sua fortuna, estimada em 18 milhões de cruzeiros (moeda da época).

Morreu aos 72 anos em São Paulo, onde foi sepultado.

Homenagem: o distrito de Joaquim Egídio tem esse nome em homenagem ao nobre. Além disso, Marquês de Três Rios é uma rua no bairro Botofogo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Brasão de Armas da Família Aranha


HERÁLDICA
Fontes:

Genealogia Gotha – site de Internet: http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_brasoes.php

* * *

Armorial Lusitano – Genealogia e Heráldica – Lisboa, 1961 – Editorial Enciclopédia Ltda. – Lisboa – Rio de Janeiro – 4 vls.
Pgs. 58/59:
Aranha – armas: de azul (ultramarino, o tom heráldico), com asna de vermelho, perfilada de prata, carregada em chefe de um escudete de prata, com uma banda de vermelho, sobrecarregada de três aranhas de negro, a asna acompanhada de três flores-de-lis de ouro. Timbre: uma flor-de-lis do escudo.

Anônimo disse...

Filho da Viscondessa de Campinas, Maria Luzia de Souza Aranha, e de Francisco Egydio de Souza Aranha, grande cafeicultor e proprietários do Engenho e Fazenda Mato Dentro. Era seu irmão-gêmeo, o Tenente-Coronel José Egydio de Souza Aranha.

Anônimo disse...

Brasão de Armas da FAMÍLIA ARANHA
Geneall.net:
http://www.geneall.net/P/fam_page.php?id=600

Anônimo disse...

O Marquês faleceu em São Paulo. Gostaria de saber em qual cemitério foi sepultado, pois há divergêcias, uns dizendo que foi na Ordem Teceira do Carmo e outros no da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Se informar, desde já, agradeço.

Anônimo disse...

Na ordem 3a.do carmo.