8 de dezembro de 2006

Personagem: Dr. Quirino

Francisco Quirino dos Santos, nasceu na fazenda de seus pais em Campinas, em 14/07/1841 e tinha como um dos irmãos, Bento Quirino dos Santos. Desde cedo dedicou-se a leitura dos poetas brasileiros e portugueses.

Seu amor pelo estudo trouxe-o aos quatorze anos para capital paulista, São Paulo, onde em pouco tempo, fez os seus preparatórios matriculando-se em 1859 na Faculdade de Direito, formou-se bacharel na turma de 1863, e há muito se distinguiu pelo trabalho e velo estudo. Foi durante o curso acadêmico que escreveu a maior parte das poesias que enfeixou no volume das EstrelIas Errantes recebido com justos encomios pela imprensa fluminense e portuguesa, e a que fizeram honrosas referências de Souza Freire, Luiz Guimarães, Pecanha Póvoa, Pinheiro Chagas e muitos outros.

Quirino dos Santos, juntamente com Rangel Pestana lançou o periódico Lyrio; fundou também A Razão (neste jornal colaboraram: Belfort Duarte, Campos Salles, Jorge Miranda, seu irmão João Quirino do Nascimento. etc.), e a partir de janeiro de 1864, "jâ com uma brilhante reputacão literárla e politica", passou a redigir o Correio Paulistano, de propriedade do Tenente Coronel Joaquim Roberto de Azevedo Marques.

Exerceu a advocacia em sua terra natal até ser nomeado promotor público da Comarca de Santos. Foi deputado provincial, membro da Sociedade de Geografia de Lisboa e sócia de quase todas as instituições culturais de São Paulo.

Em 1869 fundou a Gazeta de Campinas, que tinha entre seus colaboradores os principais líderes republicanos da Província de São Paulo. Em Abril de 1873 participou da "Convenção de Itu" como representante do Club Republicano de Campinas, não chegou a ver concretizada a República, pois "victima de pertinaz moléstia que soube zombar dos disvellos da família estremecida e da dedicação dos amigo”. Republicano convicto, deixou publicada extensa obra. Faleceu sem ver proclamada a república e com apenas 45 anos de idade em 06/05/1886.

É nome de rua na parte central de Campinas.

Nenhum comentário: