2 de dezembro de 2006

Personagem: Coelho Netto

O escritor Coelho Netto, ou melhor, Henrique Maximiano Coelho Netto, ‘o Príncipe dos Professores Brasileiros’, maranhense de nascimento, viveu em Campinas durante três anos, tempo que relembrava com saudades: “O tempo em que lá vivi, e foram três anos, passou tão rápido, que, hoje, tenho-o por um sonho feliz...”.

Professor, político, Deputado Federal pelo MA (1909 e 1917); romancista, teatrólogo e poeta radicado no Rio de Janeiro; fundador (Patrono Cadeira 2) da ABL (Academia Brasileira de Letras); abolicionista e republicano.

Coelho Netto teria vindo para Campinas em meados de 1901, já famoso na literatura, desde que publicara centenas de crônicas e de contos, peças de teatro e poesias. Entre seus trabalhos, destacam-se Inverno em Flor, O Rajá de Pendjab, A Capital Federal, Álbum de Retratos, e muitos outros.

Magrinho, olhos vivos através do pince-nez, era uma figura atraente e sua passagem pela cidade foi rápida e fulgurante, participando da vida na cidade, lecionando no Culto à Ciência e compartilhando da diretoria do Centro de Ciências Letras e Artes.

Que razões teriam trazido Coelho Neto a Campinas? Ele enfrentou dias difíceis, que o levaram a vender até jóias e objetos da vida da família. Coelho Netto sentiu-se atraído pela possibilidade de tornar-se lente oficial do Culto à Ciência.

Em Campinas, Recordações, o cronista Leopoldo Amaral evoca a figura atraente de Coelho Neto, o encanto de sua conversação, a hospitalidade acolhedora de sua casa, a fidalguia de sua esposa dona Gaby. Escritores e artistas aqui residente convidavam o famoso escritor ou compareciam à sua casa, onde debatiam literatura e artes.


Ele resolveu candidatar-se para o concurso no Ginásio. A banca, ‘rigorosíssima’, constituía-se do fiscal do governo e de outros intelectuais inscritos. E Coelho Neto sagrou-se vencedor. Sua nomeação para o cargo saiu em agosto de 1901.Coelho Neto também escreveu a peça Pastoral, apresentada no dia 25 de dezembro de 1903. A apresentação da peça no Teatro São Carlos foi um grande sucesso.

O público era o mais representativo da cidade e o evento artístico foi comentado com minúcias pelo cronista Leopoldo Amaral.

Nascimento: 21/02/1864, Caxias, Maranhão, Brasil.

Filiação: Antonio da Fonseca Coelho e Ana Silvestre Coelho

Casamento: Maria Gabriela Brandão (1890); filhos: 14.

Falecimento: 28/11/1934, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Nenhum comentário: