9 de dezembro de 2006

Personagem: Condessa de Pinhal

Anna Carolina de Melo Oliveira de Arruda Botelho nasceu em 1841, em Campinas, e obteve os títulos de Baronesa, Viscondessa e Ccondessa do Pinhal.

Tendo como pais: Coronel José Estanislau de Oliveira, nascido em São Paulo em 1803 e faleceu em Rio Claro em 1884, com 81 anos. e Elisa de Melo Franco, nascida em Goenttingen, Alemanha, em 1806; e falecida em Rio Claro em 1891, com 85 anos.

Sempre foi admirada por sua bondade. Casou-se na fazenda de seu pai com Antônio Carlos de Arruda Botelho, o Conde do Pinhal. A família do marido também possuía vários títulos de nobreza.
Filho do barão e da baronesa de Araraquara, era irmão do 2º Barão de Araraquara, do Barão de Melo e Oliveira, da 2ª Baronesa de Dourado, da 2ª Baronesa de Piracicaba e do comendador de Melo Oliveira. A Condessa do Pinhal morreu aos 104 anos, em São Paulo, deixando descendentes.

Homenagem: é nome de ruas no Parque da Figueira e na Cidade Universitária.


Placa comemorativa do centenário da Condessa, em 5 de novembro de 1941.

Um comentário:

Anônimo disse...

Seu filho José Estanislau de Arruda Botelho se casou com Anna Blandina de Queiroz Aranha, filha mais jovem dos Barões de Anhumas, Manoel Carlos Aranha e Blandina Augusta de Queiroz Aranha, em cuja Fazenda Pau d'Alho residiram e herdaram, nela vivendo até seus falecimentos.