18 de novembro de 2006

Personagem: Viscondessa de Campinas

Viscondessa de Campinas, D. Maria Luzia de Souza Aranha, filha do tenente coronel Joaquim Aranha de Camargo, fundador do engenho do Mato Dentro em Campinas, casou-se na capela do mesmo engenho com seu primo Francisco Egydio de Souza Aranha; deixou grande descendência na qual se destaca o Marquês de Três Rios e a Baronesa de Itapura. Foi a Viscondessa profundamente caritativa e, por mais de uma vez hospedou em sua casa-solar componentes da família imperial”. Exemplo desta caridade, temos que: em 1871 foram inauguradas as obras do Hospital de Caridade. Para o lançamento da pedra fundamental foi organizado um concerto de música, canto e recitação no palacete da então Baronesa (posteriormente Viscondessa) de Campinas.

Seu túmulo no Cemitério da Saudade, em Campinas; falecida em 6 de agosto de 1879, com 84 anos.

2 comentários:

Anônimo disse...

BRAZÃO DE ARMAS DA FAMILIA ARANHA


HERÁLDICA

Fontes:

Genealogia Gotha – site de Internet: http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_brasoes.php

* * *

Armorial Lusitano – Genealogia e Heráldica – Lisboa, 1961 – Editorial Enciclopédia Ltda. – Lisboa – Rio de Janeiro – 4 vls.
Pgs. 58/59:
Aranha – armas: de azul (ultramarino, o tom heráldico), com asna de vermelho, perfilada de prata, carregada em chefe de um escudete de prata, com uma banda de vermelho, sobrecarregada de três aranhas de negro, a asna acompanhada de três flores-de-lis de ouro. Timbre: uma flor-de-lis do escudo.

* * *

Anônimo disse...

Eu fui visitar o casarão, e resolvi pesquisar mais sobre o assunto ! depois de visitar ler mais e entender o que passou por ali, quem viveu lá... ver seus móveis, onde eles andavam, onde dormiam.. é uma emoção muito grande !