19 de novembro de 2006

Curiosidades: Bosque dos Jequitibás

Bosque dos Jequitibás é uma área de lazer com 101 mil metros quandrados. O Bosque dos Jequitibás é uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade de Campinas.

Entrada do bosque na década de 1950.

Adquirido pelo poder público municipal de Francisco Bueno de Miranda em 1915, este espaço já se constituía uma área de banhos e passeios.

Atualmente, com dois alqueires de reserva florestal e mais de 400 espécies cadastradas, o Bosque oferece fontes e bicas de água potável, um zoológico com 600 espécies de aves, répteis e mamíferos (com antas, veados, macacos, chipanzés, leão, hipopótamo, pantera, onça pintada, leopardo, entre outros), uma pista de corrida, trenzinho, quiosques, lanchonetes e playground, a Casa do Caboclo (réplica em pau-a-pique de moradia rural), o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e o Teatro Carlos Maia (especializado em teatro infantil).

Em sua trajetória centenária de espaço de lazer, o Bosque dos Jequitibás mereceu do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1970, o tombamento de seu zoológico; do CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas) em 1993, o tombamento de todo o conjunto e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em 1995, o reconhecimento de seu zoológico.

Veja na foto acima a localização do Bosque dos Jequitibás, conglomerado de árvores ao seu lado direito. Vendo-se um pouco abaixo o estádio da A. A. Ponte Preta. E ao lado esquerdo superior da foto o início do centro de Campinas.

Foto de 1899 mostrando pessoas visitando o bosque, como é conhecido hoje.


Exemplo de permissão de entrada diretamente do proprietário do local, isto em 1889.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei interessante as fotos e informações.
Quero também solicitar a viabilidade de pessoas idosas e dependentes de cadeira de rodas circularem por todo o espaço, disponibilizando essas cadeiras.