Bosque dos Jequitibás é uma área de lazer com 101 mil metros quandrados. O Bosque dos Jequitibás é uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade de Campinas.

Adquirido pelo poder público municipal de Francisco Bueno de Miranda em 1915, este espaço já se constituía uma área de banhos e passeios.
Atualmente, com dois alqueires de reserva florestal e mais de 400 espécies cadastradas, o Bosque oferece fontes e bicas de água potável, um zoológico com 600 espécies de aves, répteis e mamíferos (com antas, veados, macacos, chipanzés, leão, hipopótamo, pantera, onça pintada, leopardo, entre outros), uma pista de corrida, trenzinho, quiosques, lanchonetes e playground, a Casa do Caboclo (réplica em pau-a-pique de moradia rural), o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e o Teatro Carlos Maia (especializado em teatro infantil).
Em sua trajetória centenária de espaço de lazer, o Bosque dos Jequitibás mereceu do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1970, o tombamento de seu zoológico; do CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas) em 1993, o tombamento de todo o conjunto e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em 1995, o reconhecimento de seu zoológico.

Foto de 1899 mostrando pessoas visitando o bosque, como é conhecido hoje.
Exemplo de permissão de entrada diretamente do proprietário do local, isto em 1889.
Um comentário:
Achei interessante as fotos e informações.
Quero também solicitar a viabilidade de pessoas idosas e dependentes de cadeira de rodas circularem por todo o espaço, disponibilizando essas cadeiras.
Postar um comentário