24 de novembro de 2006

Personagem: Henrique de Barcellos

Quando jovem.

Quando fazia parte do Centro de Ciências, Letras e Artes.

Em seu túmulo, o busto.

Sua lápide tumular no Cemitério da Saudade.

Henrique de Barcellos, nasceu em 26/02/1854, foi uma das maiores figuras da imprensa local e diretor do “Comércio de Campinas” e um dos notáveis professores de Português do seu tempo, autor de diversos trabalhos para teatro, dentre os quais “Os dois pagens”, “Os amores do Sr. Antão”, “Apuros de um jornalista”, etc.

Filho de Portugal, mas brasileiro pelo coração. Veio para Campinas em 1873, dedicando-se à carreira do comércio, Sua vocação todavia, era para o jornalismo, tendo ingressado na imprensa por intermédio de um pequeno jornal “A Sensitiva”. Em 1874, ao lado de José Gonçalves Pinheiro, Antonio Sarmento; Barcellos fez circular o primeiro número de “A Mocidade”, fundando mais tarde, no ano de 1875, o “Diário de Campinas”, do qual foi diretor intelectual durante dez anos. Deixando esta folha logo depois, Barcellos funda o “Correio de Campinas”, do qual se afasta mais tarde em virtude de ter sido nomeado diretor do Ginásio Culto à Ciência, em cujo estabelecimento ocupava a cátedra de Português.

Mais tarde, ao deixar o cargo de diretor desse estabelecimento de ensino, Barcellos teve as vistas voltadas novamente para o comércio. Assim estabeleceu-se, mas cedo verificou que praticara um erro. Em de novo, abandona a carreira que vinha tentando, para a qual não revelava tendência alguma. Retorna então à imprensa e com o seu retorno surgiu o “Comércio de Campinas”.

Foi um jornalista de têmpera, combativo e um defensor intransigente dos interesses do povo.

Faleceu em 02/09/1911 e está enterrado no Cemitério da Saudade.

Nenhum comentário: