12 de novembro de 2006

Personagem: José de Souza Campos

José de Souza Campos, é nome de avenida em Campinas que divide o bairro Cambuí com o bairro Novo Cambuí. Foi vereador à Câmara da Villa de São Carlos nos idos de 1822. Fundou o Arraial do Souzas, hoje distrito de Souzas em Campinas e foi um dos ancestrais das famílias Souza Campos e Egydio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Fantinatti,

Me permita completar algumas informações:

O major José de Sousa Campos nascido em 13/06/1797, na Villa de São Carlos, foi eminente na história e política da cidade. Era filho do capitão José de Sousa Siqueira, portanto bisneto de Barreto Leme e Sousa Siqueira, ambos fundadores de Campinas.
Exerceu os cargos de sargento-mor, procurador do Conselho (1822) - em que participou do evento da Independência política do país - e foi vereador entre 1837-40 e 1841-44; período em que a Villa de São Carlos foi elevada a cidade de Campinas. Foi proprietário da Fazenda Atibaia, na qual plantou cafezais, sendo por isso considerado um dos pioneiros da implantação da cultura cafeeira na região, juntamente com Bernardo José S. Paio e com José de Souza Siqueira.