23 de fevereiro de 2007

Personagem: Dr. Arnaldo (Augusto Vieira de Carvalho)

Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho, nasceu em Campinas a 5 de janeiro de 1867 e faleceu em Campinas a 5 de junho de 1920, foi um médico brasileiro, fundador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Iniciou-se oficialmente em 1905 tendo como 1º Diretor o famoso Prof. Dr. Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho, “O Príncipe da Cirurgia”, autor da célebre Gastrectomia total, a 5ª praticada no mundo, com absoluto êxito.


Em 1915, com a recém criação da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo há 3 anos e tendo como Diretor da mesma o grande mestre Arnaldo, foi realizado um acordo com a Santa Casa para que várias de suas enfermarias fossem utilizadas pelos Acadêmicos, incluindo-se aí a 1ª Clínica Cirúrgica de Mulheres, acordo este que vingou até 1945.

Em 1920, tem morte prematura o Prof. Dr. Arnaldo A. V. de Carvalho.

Em sua homenagem, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é denominada a "Casa de Arnaldo" e a avenida onde está localizada recebeu o nome de Av. Doutor Arnaldo, isto na capital paulista. Em sua cidade natal, Campinas, a rua Arnaldo de Carvalho, no bairro do Bonfim, faz homenagem ao mesmo.

Um comentário:

MOVIMENTO RESISTÊNCIA E AÇÃO disse...

Colegas,

Sou aluno de Mestrado da FFLCH/USP, e estou pesuquisando a história da Fac. Medicina. Gostaria de entrar em contato com quem tiver algum material a respeito do Dr. Arnaldo.
Favor entrar em contato: helderrs@usp.br

Helder