26 de fevereiro de 2007

Personagem: Bento Quirino dos Santos


Bento Quirino dos Santos nasceu em Campinas, no dia 18 de abril de 1837. Era filho do major Joaquim Quirino dos Santos e D. Manoela Joaquina de Oliveira Santos. Desde cedo começou a trabalhar na vida comercial, tendo o seu estabelecimento no prédio em que hoje funciona a "Escola Politécnica de Comércio Bento Quirino".

Durante a epidemia da febre amarela de 1889, Bento Quirino prestou tantos serviços à cidade que a população mandou colocar na fachada de seu estabelecimento e residência uma placa comemorativa (na Rua Sacramento, esquina com Benjamin Constant).

Bento Quirino foi extremado propagandista da República, e eleito vereador pelo Partido Republicano na época da Monarquia. Fundou a "Santa Casa de Campinas", onde auxiliou o Padre Vieira. Foi diretor da Companhia de Iluminação a Gás.

Bento Quirino também foi um dos fundadores do "Colégio Culto à Ciência" e da "Companhia Campineira de Água", além de presidente da "Companhia Mogiana" e sócio benemérito de todas "Associações Campineiras".

Bento Quirino morreu em 26 de dezembro de 1914, tendo sua memória vinculada às mais úteis instituições locais. Grande parcela da sua fortuna foi destinada à fundação do "Instituto Profissional Bento Quirino", e à manutenção da "Escola Técnica de Comércio Bento Quirino" (que hoje funciona em sua antiga residência), orfanatos, hospitais, maternidades e "Creche Bento Quirino".

O Monumento a Bento Quirino situa-se na Praça Antônio Pompeo. Ele foi inaugurado em 18 de abril de 1914, no saguão do "Instituto Profissional Bento Quirino", e depois foi transferido para a Praça Antônio Pompeo, no dia 18 de abril de 1937, quando foi comemorado o centenário do seu nascimento.


As fotos abaixo, mostram seu túmulo em Campinas. Faleceu em 26 de dezembro de 1914.



Nenhum comentário: