13 de fevereiro de 2007

Personagem: Irmã Serafina

Na epidemia de febra amarela de 1889 fizeram várias medidas emergênciais; dentre umas dessas medidas um dos integrantes que contraiu a doença foi uma das irmãs e que faleceu. Irmã Maria dos Seraphins Favre e que nasceu em 9/10/1844, em Sabóia, na França. Esta e outras freiras passaram a cuidar dos doentes campineiros desde a chegada destas em 1876. Estas pertenciam à Congregação das Irmãs de São José, de Chambéry, França, ordem religiosa que dirigia e cuidava da enfermagem da Santa de Casa de Campinas.

Está transcrito no Livro de Óbitos número 1 do Cartório de Santa Cruz de Campinas, o registro 441 (quatrocentos e quarenta e um):
“Maria dos Seraphins Favre – Aos 15 de abril de 1889, neste Distrito de Paz da Paróquia de Santa Cruz, município de Campinas, província de São Paulo, compareceu em meu cartório Antônio Exel, exibindo atestado do Dr. Ângelo Simões, declarou que hontem, pelas 9 horas da noite, na Santa Casa de Misericórdia, faleceu a Irmã de Caridade Maria dos Serafins, de 44 annos de edade, religiosa de São José.”

“Em tributo às virtudes dos chamados mártires da caridade e abnegação que, no desenrolar da horrível peste, dizimou a população desta cidade, caíram vítimas de sua devoção e salvação de seus conterrâneos”. Com estas palavras os vereadores Dr. Ricardo Gumbleton Daunt, Oto Langgaard e José de França Camargo, na sessão de 01/07/1889, propuseram que se homenageasse à memória da Irmã Serafina, dando seu nome à antiga rua Sete de Setembro e que ficava próxima à Santa Casa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Trabalho próximo a Avenida Irmã Serafina. Fiquei curioso quanto ao nome da Avenida, encontrei neste blog uma resposta! Obrigado!

André Luis Ch. Sotovia