15 de fevereiro de 2007

Personagem: Senador Saraiva

José Antônio Saraiva, nascimento em 1/3/1823, Santo Amaro, Bahia; falecimento em 21/7/1895, Salvador, Bahia. Filiação: José Antonio Saraiva e Maria da Silva Mendes.

Político e estadista, conselheiro do Império, destaca-se pela lei que leva seu nome (1881), aprimorando o sistema eleitoral vigente a Lei Saraiva-Cotegipe (1885), garantindo a libertação dos escravos com mais de 65 anos; Presidente do Piauí (1850) e de Pernambuco (1858); Ministro do Império (1861).

Um comentário:

Anônimo disse...

Este senhor Senador Saraiva, poderá ainda ser da minha familia... O meu sobrenome também é Saraiva e o meu pai leva "Mendes" no nome; os nossos familiares viajaram para o Brasil nos principios e depois durante os meados do século XIX; Uma familia com tradição e algumas posses, com figuras ilustres por cá. Sabe esclarecer-me se esta figura da politica brasileira tem raízes em portugal?

Agradecia imenso se me pudesse satisfazer a curiosidade. Deixo o meu contacto, goncalus55@hotmail.com.

Grato pela atenção,