30 de outubro de 2006

Personagem: César Bierrenbach

...............................João César Bueno Bierrenbach

Orador, Jornalista, Advogado. Nasceu em Campinas no dia 07 de abril de 1872 e faleceu inesperadamente, suicidando-se, no Rio de Janeiro no dia 02 de Julho de 1907. Orador dos mais brilhantes, tribuno por excelência e lente catedrático do tradicional Ginásio Culto à Ciência. Tendo sido um dos oradores na inauguração, 1906, do monumento-túmulo de Carlos Gomes.
César Bierrenbach e suas irmãs, quando criança.


Fundador e primeiro secretário do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas. Era "uma lira e uma tempestade" na expressão de Álvaro Muller. Escreveu: "Manifesto em favor da independência de Cuba" - São Paulo, 1896 e "Brasílio Machado" (estudo biográfico); "Produções Literárias", obra póstuma em dois volumes.

Por haver nela residido e vivido o cidadão Inácio de Góis, a rua tinha o nome de “rua do Góis” e que perdorou por 60 anos e tendo sido calçada com pedras em 1883.

O comércio de Campinas dirigiu ao Presidente da Edilidade Campineira, dr. Antônio Alves da Costa Carvalho, um abaixo-assinado datado de 12 de dezembro de 1907, solicitando que o nome do notável tribuno César Bierrenbach fosse dado à “rua do Góis” e que havia falecido a pouco tempo atrás.

Em 06 de março de 1908, o prefeito Orosimbo Maia, sancionou o ato que dava àquela rua a denominação de rua César Bierrenbach, que fica na área central de Campinas.


Acima, foto do busto ao grande tribuno. Este localiza-se onde se deu origem a cidade de Campinas, na Praça Bento Quirino; estando de frente para a Igreja do Carmo.


Acima, lápide de seu túmulo na via principal do Cemitério da Saudade. Está sob uma frondosa pitangueira; quais frutos podem serem vistos nesta foto recente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nasci na antiga maternidade, morei ate os 18 anos na Rua do Rocio, 41, mamae e papai eram donos da Casa Sao Luiz, papelaria e livraria na Andrade Neves em frente ao grupo Orozimbo Maia, me formei no ginasial no Culto a Ciencia, Colegial no Coracao de Jesus e na Puc posteriormente, troquei Campinas por Araras aos meus 30 anos, e aos 46 deixei o Brasil.
Parabens pelo seu trabalho.
Com muito orgulho de ser campineiro.
Hilton Mazzini Varanda
Palm Harbor Florida

Anônimo disse...

Também nasci na antiga maternidade
em 1961.Fiz dois anos do primário no Grupo Escolar Orozimbo Maia. Aliás comprava meu material escolar na tradicional São Luis.Saudades da tranquilidade dessa antiga Campinas dos anos 60 e 70.

Ricardo Dias Almeida disse...

Sempre fico fascinado lendo jornais antigos e vendo como essas notícias se relacionam com o presente. Hoje no blog do arquivo d'O Estado de São Paulo, havia uma página da edição de 25 de março de 1911, onde havia uma nota mostrando a carta que o escultor Rodolpho Bernardelli escrevera à viúva Maria Clementina Bierrembach falando sobre o busto que tinha feito em homenagem ao finado amigo. Pra quem se interessar:

http://blogs.estadao.com.br/arquivo/files/2011/03/25_JupeAviaoPAG.jpg

Embaixo, na terceira coluna, é a antepenúltima nota.