Foi colocado no Largo do Pará pela Comissão Central Organizadora das Festas do 2º. Centenário do Café no Brasil e inaugurado em 27 de novembro de 1927, pelo então prefeito da cidade de São Paulo. Dr. Pires do Rio.
Foi executor da peça, o escultor Celso Antônio. O monumento tem 4 faces simbolizando cada uma: o cafeeiro, o português, o preto escravo e a mulher italiana. Está assim, explicada a evolução do café desde o seu plantio até a época do 2º. Centenário da sua introdução no Brasil.
Um pouco antes de sua inauguração, em setembro de 1927, realizou-se na capital paulista o Congresso e Exposição do Café.
Pela resolução no. 855, de 1º. de outubro de 1927, o prefeito Orosimbo Maia autorizou a ida de uma representação de Campinas às solenidades, bem como, cedeu o terreno necessário à localização do Monumento do Café; no Largo do Pará.
Preservação da memória histórica de Campinas, SP, Brasil; pela catalogação ordenada de sua História, fotos, documentos antigos e de tudo aquilo que possa ajudar na preservação desta. Espaço aberto à todos que têm interesse no assunto e está em constante atualização. Aberto à receber material via internet ou por correio para aumentar minha biblioteca, hemeroteca e fototeca sobre o assunto. (jmfantinatti@hotmail.com)
11 de outubro de 2006
Monumento: 1927 - Monumento do Café
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário