A inauguração da eletrificação do transporte por bondes em Campinas se deu em 23 de junho de 1912. A empresa resposável foi a Companhia Campineira de Tração, Força e Luz. Os veículos, de fabricação norte-americana J.G.Brill, tinham bitola de 1 metro, e dez bancos em platéia com lugar para pessoas em cada um. As linhas eletrificadas iniciais eram: Estação, Hipódromo, Ginásio, Frontão, Fundão, Vila Industrial e Guanabara.
Preservação da memória histórica de Campinas, SP, Brasil; pela catalogação ordenada de sua História, fotos, documentos antigos e de tudo aquilo que possa ajudar na preservação desta. Espaço aberto à todos que têm interesse no assunto e está em constante atualização. Aberto à receber material via internet ou por correio para aumentar minha biblioteca, hemeroteca e fototeca sobre o assunto. (jmfantinatti@hotmail.com)
28 de outubro de 2006
Curiosidades: 1912 - Eletrificação dos bondes em Campinas
A inauguração da eletrificação do transporte por bondes em Campinas se deu em 23 de junho de 1912. A empresa resposável foi a Companhia Campineira de Tração, Força e Luz. Os veículos, de fabricação norte-americana J.G.Brill, tinham bitola de 1 metro, e dez bancos em platéia com lugar para pessoas em cada um. As linhas eletrificadas iniciais eram: Estação, Hipódromo, Ginásio, Frontão, Fundão, Vila Industrial e Guanabara.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário