16 de outubro de 2006

Curiosidades: 1905 - Colyseu Taurino Campineiro

Campinas teve suas praças de touros?

Sim; por influência da imigração européia no início do século XX. Inaugurado em 1905, entre as ruas Ferreira Penteado e Antônio Cesarino, o Colyseu Taurino Campineiro foi o cenário de apresentações de toureiros de nome nacional na época.

No mesmo ano começou a funcionar outro local de touradas, no final da rua do Góes (atual Cézar Bierrembach), nas proximidades da Praça Carlos Gomes. Em 1916 esse segundo Colyseu passou a funcionar como cinema e fechou suas portas somente em 1944, Dentro do contexto de remodelação urbana que estava sendo praticada desde o Plano Prestes Maia de 1938.

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Fantinatti:

Conheci hoje o seu blog e só tenho que cumprimentá-lo. Nossa cidade precisa mesmo de alguém que, pelo menos virtualmente, zele pelo seu passado.

Parabéns.
Edmilson Siqueira
Jornalista.

Anônimo disse...

Nobre colega,

É com muita satisfação que o parabenizo pela iniciativa. Sou campineiro e tenho orgulho de minhas origens.

Como todos sabem nossa cidade, seja representada por nossos governantes ou pelo próprio povo, pouco faz para zelar por seu passado, nos deixando sem história.

Entretanto, o povo sem passado é povo sem futuro.

Posso te garantir que ao entrar em seu site me senti aconchegado, muito feliz e grato por ter em Campinas alguém que se preocupa em mostrar à nossa cidade a valente história que possui.

Um abraço!

Rodrigo - rodrigodabruzzo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Fantinatti,

Conheci hoje seu blog. MAGNIFICO. PERFEITO. Só de pessoas como vc é que a história de CAMPINAS poderá sobreviver. Obrigado.

bigode disse...

Parabens e felicitações pelo seu blog que faz recordar a origem de muitos predios e locais, hoje tão modificados.