5 de novembro de 2009

Personagem: Dia do Radioamador

Faço aqui minha homenagem à estes grandes heróis anônimos.

PY2AUC - José Vicente (1930 - 2007)


No dia 13 de Novembro de 2007 perdemos nosso grande colega PY2AUC - José Vicente (1930 - 2007) de Campinas. Para quem teve a sorte de conhecê-lo, dispensa-se comentários. Mas para quem apenas o conheceu através dos fóruns de discussão, vale a pena saber um pouco de sua biografia:

Radioamador desde 1948, José Vicente foi um dos mais brilhantes colegas que tivemos em nosso país. Graduou-se em Engenharia Elétrica e fez pós-graduação na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Trabalhou naquele mesmo estado em indústrias de alta tecnologia, como a Blonder & Tongue e depois na Collins, onde foi um dos engenheiros de prancheta dos projetos 75A4, KWS e KWM-2, ao lado de Artur Collins. Foi um dos idealizadores do transceptor aeronáutico 618-T2, um dos maiores sucessos da Collins, utilizado até hoje em todos os aviões da Boeing e em aeronaves de grande porte.

Humilde, não gostava que mencionassem sua passagem por aquela indústria, pois no início da década de 60, numa viagem ao Brasil, comentou numa rodada que havia participado daquele projeto, e foi motivo de chacota... não teve dúvidas: jurou jamais conversar com "radioapertadores de botões" e cumpriu sua promessa.Raros são os colegas que conseguiram manter algum contato via rádio com o Zé Vicente.

Embora tenha sido um de seus mais próximos amigos, só fui descobrir sua participação nos projetos da Collins ao ler um artigo do próprio Arthur Collins, onde o mesmo comentava que "o projeto do 75A4 e do KWM-2 haviam sido um sucesso devido à alta qualidade dos engenheiros envolvidos naquele trabalho, e em especial com a chegada à equipe de um jovem e brilhante engenheiro brasileiro, José Vicente, PY2AUC". Isso me faz acreditar que realmente "santo de casa não faz milagres".

Já no final da década de 1960, trabalhou na Harris, e depois foi convidado a participar do projeto Apollo XI na NASA. Ao que consta, foi o único brasileiro a participar daquele projeto. Trabalhou ainda na Nortrop Grumman. Em meados da década de 70 retornou ao Brasil, mas continuou prestando consultoria a empresas de alta tecnologia norte-americanas. Também foi o projetista dos conversores de UHF Amaral e Campos e L & B, famosos durante a década de 1970.

Extremamente sistemático, ranzinza, sempre de "cara feia" e às vezes até antipático, o Zé Vicente era uma pessoa de poucos amigos e poucas palavras, mas sempre estava pronto a ajudar a quem quer que fosse, principalmente fornecendo componentes raros, pois tinha o mais precioso acervo de raridades eletrônicas do país. Metódico, era capaz de dar de presente equipamentos que custavam centenas de dólares, mas se você lhe pedisse um capacitor cerâmico de valor raro, ou um transistor comum, ele te entregava dizendo "custa 4 centavos".

Ele fez isso comigo no dia em que me presenteou com um receptor Collins 75A4 que tinha ainda na caixa (não acredito que exista outro no mundo neste mesmo estado). Dá pra entender? Raramente o Zé Vicente escrevia mensagens nas listas, mas sempre escrevia em private apontando soluções para as mais diversas dúvidas. Muitos colegas aqui da lista sabem como eram preciosos seus ensinamentos. Com seu falecimento, perco meu melhor amigo, e o radioamadorismo brasileiro perde um de seus mais brilhantes expoentes. Texto de Adinei PY2ADN

Um comentário:

Luciano disse...

Saudades do amigo dos bate-papos técnicos por email... guardo até hoje todas as mensagens que troquei com o Zé. Este ai, juntamente com o Joly, PY2BDJ (SK) são pessoas que me ajudaram a moldar mais ainda meu gosto pelo "faça você mesmo" no radioamadorismo.