20 de novembro de 2009

Efeméride: Aniversário de VERA LÚCIA PESSAGNO BRÉSCIA

Foto acima pertence ao site VIP VIRTUAL de Augusto Barreto. E mostra a homenageada em ação.

Nasceu em Campinas, São Paulo, Brasil. Tem Formação Superior em PSICOLOGIA concluído em - 1970, DIREITO –em 1970, MÚSICA- em 1963, PEDAGOGIA – em 1977 e PÓS-GRADUAÇÃO em PSICOLOGIA com MESTRADO- em 1982 e DOUTORADO- em 2003 , concluídos na PUC- Campinas. Atualmente está cursando PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSICOTERAPIA- na FMU/ S.P .

Foi PROFESSORA UNIVERSITÁRIA nas seguintes Universidades: PUC – CAMPINAS; FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BAURU e FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE JAÚ. DELEGADA DE CULTURA DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA de 1983 á 1991 e de 1995 á 2005 em CAMPINAS.

É EMPRESÁRIA na área do TURISMO( HOTELARIA), PRODUTORA CULTURAL.
É CANTORA LÍRICA (registro: mezzo-soprano) e tem 14 CDs gravados, sendo quatro dedicados à obra de Carlos Gomes. Estuda canto desde os 12 anos de idade e teve como mestres vários nomes consagrados do Bel Canto. Estudou na ESPANHA (Barcelona) CANTO LÍRICO e MÚSICA ESPANHOLA; e em CUBA (Havana) Ensino Artístico.

É PSICÓLOGA CLÍNICA com especialização em PSICODRAMA e MUSICOTERAPIA com Clinica à Rua Delfino Cintra, 1036 – fone: (19) 3236-3798.

Ao longo dos quarenta e cinco anos de sua carreira artística, conquistou muitos prêmios em Concursos Nacionais e Internacionais, inclusive a MEDALHA E A COMENDA CARLOS GOMES, além de Troféus, Diplomas e Condecorações outorgados por : Instituições e Associações Musicais, Câmaras Municipais, Clubes de Serviço e ONGS Nacionais e Internacionais.

Apresentou-se perante públicos de todo o país e do exterior, totalizando mais de 3000 apresentações. No Exterior apresentou-se em Cuba, Espanha, Argentina, África do Sul, USA, Canadá, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, México, Malta, Índia e Austrália, etc.

Participou da montagem de (18 óperas e vários concertos) Óperas nos Teatros Municipais de SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, BRASÍLIA , CURITIBA E PORTO ALEGRE , entre outras.

Pertence á ACADEMIA CAMPINEIRA DE LETRAS E ARTES ocupando a cadeira nº 2 cujo patrono é HEITOR VILLA-LOBOS. Escreveu, além de vários artigos, 03 livros: “PERFIL CULTURAL DA REGIÃO DE CAMPINAS” em 1986 e “ EDUCAÇÃO MUSICAL” – BASES PSICOLÓGICAS E AÇÃO PREVENTIVA” em 2003 e “ PSICODRAMA DE CASAIS” UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA. Fez mais de uma centena de palestras sobre temas relacionados a PSICOLOGIA, CULTURA, MÚSICA e MUSICOTERAPIA.

É Rotariana (ROTARY CARLOS GOMES) e pertence a várias Associações Culturais, Artísticas, Sociais, Empresariais, Políticas e Filantrópicas. Participou de inúmeros Congressos nas áreas de Cultura, Turismo, Música, Psicologia conhece mais de 80 países nos 5 continentes.

Tem dupla cidadania: BRASILEIRA e ITALIANA. É CIDADÃ EMÉRITA DE CAMPINAS, título outorgado pela CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS/SP e de COMENDADORA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARTES CULTURA E ENSINO E A MEDALHA WLYSSES GUIMARÃES entre outros.

Nenhum comentário: