5 de janeiro de 2009

Personagem: Fausto Massaini

Por sugestão do nosso sempre colaborador, José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira, e também por ter ajudado em algumas fotos e dados sobre o maestro. Publico aqui no blog este personagem que teve grande importância no cenário musical de Campinas e região.

Palavras do José Eduardo (Diretor de Marketing Cultural da ABAL - Associação Brasileira "Carlos Gomes" de Cantores Líricos): "O Fausto era o pianista oficial que acompanhava os cantores da ABAL. No passado ele teve uma orquestra chamada Berico.

Ele era dono da Casa Fausto onde vendia instrumentos musicais, partituras, e discos até o final da década de 60 e início de 70. O prédio ainda hoje existente é um sobrado na rua Barão de Jaguara com rua Ferreira Penteado. Ao lado do prédio da Procuradoria da Receita Federal.

Ele tem uma filha que fica 6 meses em Campinas e 6 meses nos EUA. Quando em Campinas fica no apartamento em que o Fausto morava na av. Orosimbo Maia - Edifício Milano. Quando a filha está em Campinas; sempre vai nos recitais da ABAL."


A foto abaixo é da reportagem acima; quando dava a sugestão de criação do MIS (Museu da Imagem e do Som) de Campinas; isto em agosto de 1975.


Abaixo, reportagem de março de 1977 já citando a existência do MIS.



Matéria de junho de 1987, enaltecendo a vida do maestro.



Aqui a parte triste da vida do maestro e sua esposa Pérola. A perda do filho no trágico acidente do Cine Rink de 1951.



Aqui a nota de falecimento do maestro. Que havia nascido em 31 de dezembro de 1913.

Sua esposa, Pérola Caldas Massaini nasceu em 24 de maio de 1914 e faleceu dia 08 de agosto de 2003.

Sepultura maestro Fausto Massaini, esposa Pérola e o filho. Estão enterrados no cemitério da Saudade na quadra 50 sepultura 109.




Abaixo a homenagem que Campinas fez ao maestro.


Abaixo o hino da cidade de Paulínia e que foi composto pelo maestro.



3 comentários:

Anônimo disse...

It's emotional for me to be sitting in Minnesota USA beside Fausto's daughter, my stepmother, reading this beautiful tribute to her father on Father's Day, June 21, 2009.

Nadja disse...

Estive dia 16/10/2010 no cemitério da Saudade.
Coincidentemente passei em frente ao jazigo onde foi sepultado um outro garoto, outra vítima do desabamento do Cine Rink.
Dias depois, fui me dar conta que naquele dia fazia exatamente 59 anos que ocorrera a tragédia em Campinas...
Que D. Pérola descanse em paz!

CLÁUDIO NEME disse...

Meu nome é Cláudio Neme ( minha mãe Odaléia, já falecida era irmã do exímio pianista Fausto. Também sou músico profissional e durante anos tive o prazer de ouvir esse que considero um dos melhores pianistas que tive o prazer de ouvir. Não se esqueçam dêle. Abraços à todos.