18 de janeiro de 2009

História Agradece: Grupo de ex-telegrafistas e radioamadores

O material a seguir foi passado pelo colaborador Carlos Eduardo Rincon.

Abaixo o Grupo GCWC “Grupo CW de Campinas”. CW; a sigla vem do inglês "Continuous Waves".

Neste 18 de janeiro, o Grupo GCWC recebeu a visita do Sr. Laerte Rigoleto.

Sr. Laerte Rigoleto, a esquerda e Antonio Perina (avô do colaborador Carlos) a direita do espectador.

O Grande telegrafista da “CMEF” - Companhia Mogiana de Estradas de Ferro – relembrou junto com o nosso Chefe, Sr. Antonio Perina, que também foi telegrafista, grande momentos vividos na Companhia Mogiana. Ambos lembraram de vários episódios vividos como o da locomotiva Malé, disseram que o som dela é inesquecível quando vinha subindo para a estação da Guanabara.

O fato que mais marcou, o reencontro dos amigos, foi um telegrama que o Sr. Perina recebeu do amigo Sr. Laerte, no dia 31 de dezembro de 1946, no qual ele transmitia votos de felicidades para o ano que viria. Este telegrama ficou guardado por mais de 60 anos.

Acima tem-se o local do encontro da turma. Todos os domingos, entre 10:00h. e 12:00hs. na Praça Silva Rego, no Jardim Chapadão.

Os aficcionados estão convidados a comparecer.

Convido; é ver o vídeo de uma reportagem feita pela TV Câmara de Campinas em 2008.

Veja em:
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Um comentário:

ANTONIO CARLOS disse...

Fui telegrafista na EFS(Estrada de Ferro Sorocabana), telegrafo de
tabuinha. Enquanto o telegrafo Morse (utilizado nas comunicações por rádio) os sinais eram só um tipo de som, grave e agudo, o telé-
grafo de tabuinha 2 sons: grave e
agudo.
Por exemplo, letra a: . ! um
toque grave e um agudo; letra
n o contrário.
A estação em Campinas da Sorocabana, terminava na Estação GUANABARA, enquanto a Mogiana terminava na Estação no início da
Rua 13 de Maio, onde se encontrava
também a estação da Paulista.
A Sorocaba saia do Guanabara, e
seguia o Ramal da antiga Funilense,
Barão Geraldo, Betel, Paulínia,
Cosmopolis, Artur Nogueira, Tujuguaba, Conchal e terminava em
Pádua Salles.
A princípio era máquina a fogo,
depois, locomotiva a óleo diesel.
Antonio Carlos(tel 32367582)