9 de janeiro de 2009

Personagem: Manoel Alexandre Marcondes Machado Filho ( Dr. Lito )

Veja o texto passado pelo colaborador do blog, José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira..

Por sugestão do mesmo; pesquisei e estou publicando as outras informações.

“Manoel Alexandre Marcondes Machado Filho, o “Dr. Lito”, vim ao mundo através dele. Ele era médico de toda a minha família por parte de mãe, os Gagliardi.

O consultório médico (particular dele) era uma espécie de clínica. No segundo a andar era o irmão dele dentista e no terceiro o dele. Tinha Raio X, laboratório de análise clínica, tinha sala para aplicação de ultravioleta, sala de curativos. A sala dele tinha em cima da mesa dele uma miniatura de um avião.

A enfermeira dele chamava Sílvia. O elevador era igual ao do prédio do Jockey Club. Os sócios da Casa de Saúde eram atendidos lá. Além dos particulares e dos pobres também. Era criança mas como ia sempre com a minha mãe lá e gravei "tipo memória fotográfica”. Lembro que tinha uma sala com sapos para fazer exame se a mulher estava grávida. Era enorme a clínica. Ficava na rua José Paulino com a rua 13 de maio. Em baixo tinha uma loja de roupas para homens. É no local onde está instalada hoje a Casas Pernanbucana. Naquela época passava o bonde (descia) a rua 13 de maio e tinha ponto em frente”.

O pai também médico, era Manoel Alexandre Marcondes Machado daí; o apelido “Dr. Lito” para diferenciar do pai. Tinha também um irmão dentista que chamava-se Frederico.

O “Dr. Lito” teve dois filhos: Mauro que teve dois filhos (netos do "Dr. Lito"), Renato e Mauro. O outro filho do “Dr. Lito” era o “Xande” (Manoel Alexandre Marcondes Machado Neto).

A primeira esposa do “Dr. Lito” foi Marina Marcondes. Ela morreu no dia 07/03/1995 com 88 anos e está sepultada na quadra 22 sep. 358 nasceu em 1907. A segunda esposa era Carmem.

O pai do “Dr. Lito” faleceu em 1968 e esta enterrado no mesmo túmulo do “Dr. Lito” na quadra 3 sep. 101 no Cemitério da Saudade.

Manoel Alexandre Marcondes Machado Neto (Xande) faleceu, com 76 anos, no dia 05/10/2008 e foi enterrado no dia 06/10/08 no Cemitério Parque das Aléias. O "Xande" era o filho de pai rico e famoso. Era gostava da noite boemia. Era gente boa.
Os inimigos políticos do "Dr. Lito", em 1961/62 lançaram uma grande campanha de difamação dizendo ser o "Xande" o "bandido mascarado".
Como não tinham como falar mal do Dr. Lito que era uma pessoa íntegra, honesta e que atendia os pobres sem nada cobrar e ainda dava remédio inventaram esta infamia totalmente improcedente com finalidades eleitoreiras para tirar eleitores do Dr. Lito.

Com esta história o "Dr. Lito" acabou perdendo a última eleição que disputou. Na época o povo era mais ignorante ainda do que é hoje.
“Dr. Lito” foi deputado estadual por várias vezes e presidente da Assembléia Legislativa. Foi ele quem colocou a lei da Semana de Carlos Gomes em todo o Estado de São Paulo.

O “Dr. Lito” ia para o EUA pilotando o próprio avião. No primeiro casamento ele morava em um enorme casarão na rua que dá entrada para o Ginásio do Regatas. Após a separação foi morar em apto. do Edifício Brasul. Nos últimos tempos já com a terceira mulher (Cristina) morava na av. Júlio de Mesquita esquina com a rua Conceição no Edifício Céu Azul.”




Matéria sobre o pai do homenageado.

Nota de falecimento do filho do homenageado.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou coordenadora pedagogica da escola que leva o nome de E.E.DR.MANOEL ALEXANDRE MARCONDES MACHADO,fiquei muito contente de saber um pouco mais sobre a história de nosso querido patrono.Vihttp://eedrmanoel.blogspot.com