1 de setembro de 2007

Memória Fotográfica: Casa da rua Barão de Jaguara x rua Barreto Leme

O casarão acima existiu, demolido em 1951, na rua de Cima (Barão de Jaguara) esquina com rua Barreto Leme.

Por ocasião da visita de D. Pedro II, seus seguidores menos famosos; tais como alguns: marqueses paulistas que o acompanharam e subordinados da corte sem nenhuma importância histórica, ficaram ali alojados.

O imperador e os elementos da corte que o acompanhavam, se instalaram confortavelmente no até então denominado Sobrado dos Mascarenhas, localizado na esquina da Rua Dr. Quirino com Rua 14 de Dezembro. Por aquela ocasião essas vias públicas ainda eram denominadas respectivamente Rua do Comércio e Rua dos Alecrins.

Neste local em 1910, foi implantado o terceiro grupo escolar, assim denominado inicialmente e que tinha como seu primeiro diretor o normalista Arthur Segurado.

Posteriormente em 1917, essa entidade educacionou recebeu o nome de seu primeiro diretor como seu patrono e por ali permaneceu funcionando até o início dos anos 1950. Sem local para se instalar funcionou em algumas salas externas do Grupo Escolar Francisco Glicério, até que acabou por se alojar em um prédio já existente nos terrenos da Fazenda Santa Eliza, onde permanece com a mesma denominação até os dias atuais.

Tais informações nos foi cedida pelo nosso colaborador, Eng. Wagner Paulo dos Santos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Sr. João Marcos.
Estou ajudando minha irmãzinha a fazer um trabalho de escola, e gostaria de saber se vc pode nos ajudar. Ela precisa achar algo sobre a história da Vila Marieta (ou Horácio Tulli).
Agradeço desde já!
e-mail: lena_sj@yahoo.com.br