2 de janeiro de 2007

Notícias de ...: 1876


Inaugurada Santa Casa

No dia 15 último de agosto deste 1876 realizou-se o ato inaugural do novo edificio da Santa Casa, com a respectiva capela dedicada à N. S. da Boa Morte.

Coroam-se, assim, os esforços do abnegado Padre Vieira, cuja dedicação inexcedível venceu todas as dificuldades, tornando possível, graças à excelente receptividade de sua campanha, a elevação do grande monumento à Caridade, que é o novo hospital.

À distinta dama de nossa sociedade, Dona Maria Felicíssima de Abreu Soares devemos a doação do vasto terreno onde o hospital foi edificado. Outros nomes de beneméritos, que não podemos omitir: Dona Ana de Campos Andrade, Antonio Manuel Proença, Domingos Teixeira Nogueira (o Barão de Atibaia), Antonio Francisco Guimarães (o popular Bahia), Correia de Lemos, entre outros.

No dia seguinte, 16, na sala do Paço Municipal, reunidas a Câmara e a Irmandade da Santa Casa, o Cônego Vieia fez entrega oficial a esta Irmandade do edifício, "com tudo o que nele se contém, e mais patrimônio, para que ela cumpra todos os encargos para as quais foi fundada”.

Nenhum comentário: