17 de fevereiro de 2011

Personagem: Padre Santi Capriotti

Na data de aniversário de seu falecimento; presto homenagem à esta personagem.

Nasceu em Sorocaba/SP em 03 de julho de 1931 e foi para em Campinas/SP em 03 de março de 1962. Iniciou o noviciado em 1963; fazendo a primeira profissão aos 09 de dezembro de 1964; a perpétua aos 09 de dezembro de 1967 e ordenado sacerdote em Campinas no dia primeiro de maio de 1969.

Exerceu o ministério em Campinas/SP e Curitiba/PR como vigário paroquial, pároco e conselheiro e ecônomo provincial por muitos anos.

Antes de ingressar na Congregação trabalhou no comércio e indústria. Trouxe consigo o espírito de liderança de que era dotado, com forte expressão social e política. Dirigiu muitas entidades assistenciais, tais como o Lar dos Velhinhos, Orfanatos, Creches, Liga das Senhoras Católicas, todas em Campinas. Entre os movimentos eclesiais manifestou particular predileção pelos Cursilhos de Cristandade, pelos quais trabalhou com grande ardor.

De gênio brincalhão, extrovertido, alegre, conquistando com naturalidade a simpatia e a admiração de todos que o conheciam.

De vida irregular no aspecto cristão converteu-se por ação de um sacerdote diocesano, a quem prestou enormes serviços nas paróquias por ele dirigidas.


Santi Caprioti - Jul-1971

Santi Caprioti em julho de 1971

Em 1961, por intermédio de Pe. Vicente Marques, procurou o Provincial dos Estigmatinos com o desejo de se tornar sacerdote religioso. Figura controvertida dentro e fora da Congregação pelo caráter temperamental que oscilava rapidamente entre manifestações expressivas de simpatia e a profunda mágoa em relação a leigos e confrades, conquistou muitos amigos e angariou desafetos.

Sua saúde tornou-se precária por doenças hereditárias e pelo diabetes que dele judiou em demasia. Sofreu um grave acidente com a queda do elevador doméstico na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba/PR. Foi levado imediatamente ao Pronto Socorro e depois de 27 dias de hospitalização, em coma na maioria deles, faleceu na tarde do domingo, 17 de fevereiro de 2002.

Seu corpo levado para Campinas e sepultado no jazigo dos Estigmatinos no Cemitério da Saudades (foto abaixo).


Em homenagem à ele, foi dado o nome de Centro Educacional Integrado ”Padre Santi Capriotti” - CEI; cujo endereço pode ser visitado em:

http://www.ceicampinas.org.br/pagina_cei.html

Nenhum comentário: