21 de junho de 2010

Livros x História de Campinas: Almanaque A Cidade de Campinas em 1900

Obra raríssima que chegou em minhas mãos recentemente. Tendo sido publicada em 1899. Foi organizada por Leopoldo Amaral e retrata um estilo de uma época; "era dos almanaques".

Com certeza estarei divulgando muitos dados que este almanaque contém. E que como disse; retratam uma época preciosa da história de Campinas.

Desculpem pela apresentação do material; mas como a obra rara deve ter passado por alguns lugares insalubres nestes 111 anos de existência (nesta data); tive que fazer um trabalho de reconstituição das páginas que se apresentam. Fato que sempre faço nestes casos. Vida de "memorialista amador" é assim; além de buscar os fatos mais próximos do ocorrido na história; ainda tem deixá-los de boa aparência, para uma possível leitura. Por vezes o resultado não é o ideal, mas... tentamos!!

Abaixo fiz questão de publicar o dorso do livro, para mostrar algo que só existia nos almanaques, ou seja o velor estampado no mesmo. No caso aqui 8$000 (8 mil réis).

Acima a datas de impressão das páginas. Nas páginas abaixo; o orgulho do coordenador do livro, isto em colocar a mensagem do mandatário máximo na época; o presidente da república e campineiro Dr. Manoel Ferraz de Campos Salles. Lembrando que a foto do presidente vem estampada na segunda folha do livro.

Aqui publico o índice do livro que contém 480 páginas e foi impresso pela Casa Livro Azul de Campinas.

Um comentário:

Paula disse...

Interessante este seu trabalho, voce sabe me dizer se existe alguma coisa sobre a fundação da cidade de Campinas ou sobre a história da Catedral Metropolitana no almanaque?