Veja a foto da bela casa (projeto de Antonio Cezar & Filhos e Octávio Cezar & Irmãos, datado de 1943.) da citada rua.
Veja nas 3 fotos da sequência o que aconteceu com ela neste 05 de junho. Tal crime contra o patrimônio histórico começou na calada da noite do dia 04 de junho. As fotos abaixo foram cedidas por Arloni Bais Junior.
O que posso dizer: Mais uma vez; o poder da especulação imobilária venceu. Este não será o último; mais virão. Pobre Campinas, pobre São Paulo, pobre Brasil. Pobre de nós; os defensores do patrimônio e memória histórica de Campinas. Estamos fadados a morrer...porém continuaremos a nossa luta...se bem que inglória.
9 comentários:
pois é, caro fantinatti.
que bom que você vai registrando tudo em seu blog.
campinas sofre de alguma maldição
ou a maldição são as autoridades
incompetentes que governam esta cidade.
a especulação imobiliária deita e rola nesta cidade.
SE A CIDADE NÃO PODE TER REFERÊNCIAS DE SEU PASSADO, QUAL SERÁ O SEU FUTURO?
estou cmeçando a me envergonhar de ser campineiro...
getulio grigoletto
O que é isso?????????????????????????????????????????????????
Este prédio estava inteiro!! Digo, em perfeita ordem, reformado, pintado, nos trinques! É a casa que eu tô pensando?? Onde até bem pouco tempo funcionava o colégio Integral?
MEU DEUS!!!!
Era sem dúvida uma das casas mais bonitas da Júlio!!! O que dizem as autoridades?? Cadê o Condepacc??? Ela era tombada?? Se não era, POR QUE NÃO ERA?????????????????????????????????????????????
Que absurdo.... Uma avenida cuja "marca" é justamente seus belos casarões antigos..... Quem é responsável por esse crime?? O que dizem esse BANDO DE INCOMPET|ENTES que deveriam oficialmete cuidar do patrimônio da cidade??? Onde estão os arquitetos de Campinas que ainda não se manifestaram?? Onde está a imprensa??? Onde está a OAB???????????
Foi um crime covarde contra a história de Campinas! É a especulação imobiliária, sem memória, fria e calculista!
Revoltante! Um crime! Pouco se consegue de avanço nesta cidade, mas os atos que tendem ao retrocesso são rápidos e cosntantes! Só posso lamentar!
Olha isso faz lembrar quando barbáros para sobrepor um povo conquistado queimavam sua cultura para colocar os seus.
Em pleno século 21 essas coisas acontecem. Que vergonha a cultura de Campinas está sendo queimado.
Nesta cidade, infelizmente a palavra respeito com a história e o patrimônio público parece não fazer parte do dicionário de grande parte da população. Uma pena!!
Abraço
olha ele aqui de volta:
http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=avenida+brasil+campinas&sll=-22.832643,-47.270001&sspn=0.010521,0.013797&ie=UTF8&hq=&hnear=Av.+Brasil+-+Campinas+-+S%C3%A3o+Paulo&ll=-22.89962,-47.054969&spn=0.005297,0.010986&t=h&z=17&layer=c&cbll=-22.899474,-47.055049&panoid=wsmaSDIGESMRQ5Op7b1o2w&cbp=12,265.47,,0,-4.46
Olá
O que estão fazendo com o nosso Cambuí?
E mais casas cairão por terra na calada da noite.
Casas que fizeram parte da minha infância,lembro quando passava de bonde pela Julio de Mesquita e ficava olhando os belos casarões da época dos Barões do Café.Desde pequena aprendi a valorizar as belas construções que havia em Campinas no bairro do Cambuí.Hoje vejo com tristeza o que os Empresários do Setor Imobiliário estão fazendo,infelizmente o dinheiro fala mais alto.
Sempre que posso ,passo pelo Cambuí e fotografo casas que sei que um dia cairão por terra.
Sempre soube que as casas da Julio de Mesquitas haviam sido Tombadas,mas agora não acredito em mais nada.Já que o mal está feito,deveríamos agora formar um grupo e não deixar construir nada no local,o que vcs acham?
Abços
Sonia
Aconteceu a mesma tragédia com nosso prédio do Bar Paulista, em Sumaré. Localizado na principal avenida, foi construído em 1904.
Num sábado do ano passado,o edificio ainda marcava presença na avenida 7 de setembro.
No dia seguinte, a cidade amanheceu e nunca mais pode ver o Bar Paulista.
Virou moda destruir edifícios em processo de tombamento na madrugada????
Fico indignada!!!!
Postar um comentário