29 de maio de 2010

Personagem: José Carlos de Ataliba Nogueira





Completando o dito acima; pode-se completar com:

Ainda jovem, ingressou na política, participando da história da Campanha Civilista de Ruy Garbosa. Foi fundador do partido Social democrático, Deputado Federal por São Paulo e membro da Assembléia Nacional Constituinte de 1946. na Câmara Federal foi membro da Comissão de Constituição e Justiça.

Em 1964 esteve à frente da Secretaria da Educação em São Paulo, onde ocupou também a Secretaria da Justiça. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Como escritor trabalhou até o final de seus dias, deixando valiosas obras sobre o estudo do Direito. Ocupou a cadeira número 29 da Academia Paulista de Letras.

Falecido aos 22 de outubro de 1983, era filho do Sr. João de Ataliba Nogueira, casado com Dona Alexandra de quem teve os filhos: Maria da Glória, Maria Aparecida, José Carlos, Maria Antônia, José Geraldo, Maria Inês e Maria do Carmo.

Em homenagem à esta personagem foi dado seu nome ao centro de progressão penitenciária na cidade de Hortolândia. Veja o mapa de localização abaixo.


Nenhum comentário: