20 de maio de 2010

Efeméride: 20 de Maio

Sobre Hércules Florence, podemos ver em:
http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com/2007/08/personagem-hrcules-florence.html

Além desta matéria; você pode pesquisar no campo apropriado no blog, colocando a palavra Hércules Florence. Assim irá vários assuntos a respeito deste personagem.


Em 1886 a praça que chama-se Pelourinho, depois Liberdade; passou-se a chamar Antonio Pompeo.


Também 1886 a rua do Comércio passou a chamar Dr. Quirino, homenagem à Francisco Quirino dos Santos falecido em 06 de maio.

Pode-se ver mais detalhes sobre o homenageado em:
http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com/2010/05/personagem-francisco-quirino-dos-santos.html
http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com/2009/05/efemeride-moraes-salles-antonio-carlos.html

Em documento resgatado de uma publicação de 1903; do Arquivo do Estado de São Paulo; pode-se ver abaixo quando da instalação do Pelourinho (como nos dicionários se apresenta; pelourinho foi uma coluna de pedra ou madeira, erigida em lugar público, junto à qual se expunham e castigavam os criminosos); isto em 14 de dezembro de 1797. Lembrando que na mesma época foi instalada, próxima a este a Câmara Municipal e Cadeia; sabendo pela história que estes ficavam onde está hoje o monumento-mausoléo do maestro Carlos Gomes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, Fantinati.

Eu moro em Vinhedo estou hoje com 64 anos conheço toda região de campinas naci na fazenda santana
meu pai João Alves de sousas
minha mãe Carolina betiol de sousas
meus avós que vieram da italia residio por varias fazendas de campinas ainda tenho primos ai por campinas Joaquim Egidio e sousa
e pedreira o tio da minha mãe que morava em pedreira tinha uma fazenda chamada ventania hoje so tem por la filhos e nétos e por ai afora
bem estou -lhe escrevendo por que eu gostaria muito de saber se existe fotos antiga da escola francisco barreto leme em Joaquim egidio em 1953 ou 1954...
e tambem fazenda que foi do Candinho Fontoura do Biotonico
ou a Fazenda Milane santa Margarida
eu ja pesquizei muito e não encontrei nada se vc me responder
eu ficarei muito grata
gostei muito do Pró memória
tenha uma Boa Noite

Unknown disse...

Boa tarde eu gostei muito
do Pró memória achei uma maneira de ver muitas coisas do passado dos nossos avós e pais historias que eu ouvi varias vezes
e sempre estive pesquizando principalmente campinas e região
estes documentário são ótimos
até mais...