6 de agosto de 2009

Personagem: Maria Umbelina Alves Couto


Nasceu em Campinas a 8 de janeiro de 1848 e faleceu na mesma cidade, em 21 de julho de 1903. Foi uma benemérita campineira, idealizadora e fundadora do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, tradicional instituição de ensino de Campinas.

Sensibilizada com a sorte de inúmeras crianças cujos pais foram vítimas das epidemias de febre amarela (mal que devastou Campinas em fins do século XIX – 1889-1892), teve Maria Umbelina a ideia de criar uma instituição que cuidasse desses desamparados.

Assim, mobilizou toda a sociedade campineira, angariando significativos recursos, além daqueles que ela própria e muitos de seus parentes legaram. Em atitude rara numa época em que o machismo imperava, Maria Umbelina ia pedir, de porta em porta, contribuições para que pudesse concretizar seu objetivo.

Ao seu encontro veio o Cônego João Batista Correia Néri, mais tarde o primeiro bispo de Campinas, que posteriormente entregou a instituição aos auspiciosos cuidados dos padres salesianos de Dom Bosco.

Graças à iniciativa de Maria Umbelina e à ajuda de Dom João Néri, assim como de Geraldo Ribeiro de Sousa Resende e Maria Amélia Barbosa de Oliveira (Barões de Geraldo de Resende) e de Francisco Bueno de Miranda e Amélia Alves Bueno de Miranda - que doaram a área onde foi erguido o colégio - pôde o Liceu ser inaugurado em 1897. Dirigido desde pouco tempo depois de sua fundação, pela ordem salesiana é hoje o Liceu um dos mais importantes educandários campineiros.

Maria Umbelina Couto era filha do Alferes Custódio Manuel Alves, o segundo deste nome, presidente da Câmara Municipal de Campinas (então Villa de São Carlos) na legislatura de 1837-41 e de Ana Carolina de Barros.

Nascida Maria Umbelina Alves Cruz, casou-se, em 7 de maio de 1870 com o Major Antônio Francisco de Andrade Couto, prestante cidadão, comerciante e fazendeiro em Campinas, vereador em diversas legislaturas, assim no Império como na República, com quem teve três filhos: Altemira Alves Couto, casada com o Dr. Adriano Júlio de Barros; Maria Alves Couto, casada com Sabino Júlio de Barros e o Major Herculano Alves Couto, casado com Raquel Judite de Oliveira Valente.

Era irmã, entre outros, do Dr. Luís Silvério Alves Cruz, presidente da província de Goiás, e do terceiro Custódio Manuel Alves, cofundador do Clube Semanal de Cultura Artística de Campinas.

A Rua Maria Umbelina Couto, situada no bairro Taquaral cidade - próxima ao Liceu, presta tributo à sua memória.

Nenhum comentário: