2 de agosto de 2009

Curiosidades: Sesmarias e Latifúndios em Campinas e Região

Este trabalho que publico aqui; surgiu que um pedido de um fã do blog. O mesmo queria saber sobre as terras a quem pertencia na Campinas do passado e sua região.

Basiei esta pesquisa em livro do grande historiador Celso Maria de Mello Pupo entitulado "Campinas, Município no Império" de 1983 e publicado pela Imprensa Oficial do Estado. Além é claro de outras fontes de minha biblioteca e hemeroteca.

Para poder entender os dados aqui descritos; coloco primeiramente as definições de Sesmaria e Latifúndio. Assim o espectador poderá entender de maneira genérica o assunto.


Vocês verão que muitos nomes da história de Campinas eram senhoras e senhores de terras em Campinas e região.




Para o espectador se posicionar dos locais, publico aqui um mapa de Campinas e região do ano de 1929. Onde constam as diversas fazendas e ainda nomes que permaneceram das sesmarias e latifúndios do passado.

Este mesmo mapa acima o dividi em 6 partes para assim poder vê-lo com mais detalhes e está distribuído a seguir intercalado com os nomes das fazendas e seus proprietários.

Na questão dos proprietários, seguindo a linha do historiador e criador dos dados; publico aqui somente o primeiro proprietário conhecido.












Nenhum comentário: