28 de junho de 2009

Memória Fotográfica: Teatros Municipais

Como bom amante da história de minha cidade; estava eu "viajando" pelas fotos antigas e deparei-me com uma foto que considero inusitada. Isto pelo fotógrafo ter flagrado a construção do teatro. Detalhe que pode ser visto na segunda foto.

Agora o que mais me chama a atenção é de como estas fotos foram sacadas; isto pelas datas das fotos (década de 1910, 1920 e 1930).

A história dos dois teatros que existiram atrás da igreja catedral metropolitana. Tem-se: O primeiro foi o Teatro São Carlos inaugurado em 1850 e demolido em 1922. Depois o Teatro Municipal, inaugurado em 1930; recebendo a denominação de Teatro Municipal Carlos Gomes em 1959, igualmente demolido em 1965.

Atrás, em seu lado direito, da cúpula da catedral vê-se parte do teatro.

Abaixo a foto que deu origem a pesquisa aqui apresentada. Pelos fatos históricos, os veículos que se vê nas ruas, deduz-se que esta seja entre 1922 e 1930.


A foto abaixo é original de um livro, de minha biblioteca particular, publicado em 1916. Aqui pode-se ver ao lado esquerdo do espectador uma pequena parte do Teatro São Carlos.

2 comentários:

Anônimo disse...

João Marcos,

Conversando com um amigo de Campinas, eu falei a ele que existiram dois teatros atrás da Catedral. E agora vejo esse post. Eu estava certo. Vc tem mais fotos desse teatro?

Carlos Roberto

Anônimo disse...

João Marcos,

Achei as fotos. No seu próprio blog. São de maio de 2007.

Carlos Roberto