31 de março de 2009

Curiosidades: Fazenda Monte D'Este x Migração Japonesa

Na reportagem abaixo cita-se um povo que veio de distantes paragens aportar em novas e assim ajudar a enriquecer com sua cultura o solo campineiro.





6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sr Fantinatti, legal a matéria, minha avó me contou que veio do Japão iludida com a grande farsa que foi a imigração japonesa... Sugestão: assista o DVD Haru e Natsu "as cartas que não chegaram"; retrata bem os fatos dessa época. Abraço! Ricardo.

Anônimo disse...

Interessante o trabalho dos imigrantes japoneses e holandeses em Campinas. Mas, e a real história campineira, das sesmarias, das antigas fazendas dos brasileiros proprietários dessas fazendas? Como se chamavam as 3 fazendas antigas e a quem pertenceram? Aguardamos e agradecemos as informações.

J.M.Fantinatti disse...

Olá Sr. ou Sra. Anônimo. Sempre quando aparece um pedido nos comentários do blog; aceito-o como um desafio. Aceito o desafio e estarei pesquisando e montando um mapa com as fazendas e o nome do proprietário (ao menos um). Porém já sugiro a leitura de um belo material que pode ser encontrado no endereço ao lado: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0101-47142006000100004&script=sci_abstract&tlng=pt

Estarei usando-o como base para montar o mapa; assim como outros livros do assunto. Abraços.

Anônimo disse...

Olá Sr. S.M. Funtinatti
Para conhecer a origem da Fazenda Monte d´Este é preciso conhecer Dr. Kiyoshi Yamamoto, sua biografia aparece na “ História do Premio Kiyoshi Yamamoto” entre no busca, e brevemente será lançado um livro dele. Abraços.

Júlio
e-mail: blancajulio@ig.com.br

historiador disse...

Olá!
Meu nome é Danilo Braga, sou um jovem historiador e professor de História e acredito ser a única pessoa a pesquisar a história da antiga Fazenda Ponte Alta, depois Monte D'este e atual Tozan, mesmo porque trabalhei alguns anos nessa fazenda. Tenho um material bem interessante sobre ela, tentei publicar um livro, mas sabe como é esse mercado, ingrato.
Escrevo também pra dizer que adoro a história de Campinas e achei muito interessante sua proposta e sua atitude. Contudo, estou interessado em um material mais extenso sobre a história da Escola Joaquim Ferreira Penteado, pois acho que daria uma bela tese de Mestrado, que sem dúvida é o eu grande sonho no momento.
Aguardo um contato seu;
Saudacões!!!

Nadja disse...

Ano passado, eu e minha filha visitamos a Fazenda Tozan por meio do passeio turístico, promovido pela Secretaria de Cultura de Campinas.
Me parece que esse passeio ainda é feito, não tenho certeza!
Lugar lindo e organizado onde aprende-se um pouco a respeito do cultivo do café bem como a história dos antigos proprietários da citada fazenda.
Lembrando que o passeio é gratuito, hein?
Basta agendar!