Foto abaixo de 1970 pouco antes da inauguração.
Um dos jequitibás-rosa (originador do nome do palácio), na foto ao lado direito do espectador, que verdejavam em frente ao prédio da prefeitura caiu no dia 16 de janeiro de 1999, de manhã, sábado.
Era conhecido como “Seo Rosa”. Tinha 42 m de altura, 5,5 m de circunferência, muitos e muitos séculos de vida e 6 milhões de folhas.
O jequitibá-rosa é a árvore-símbolo de Campinas. É nativa do Brasil, sendo das mais altas e belas de nossa flora. Frondosa, com grande copa, floresce de setembro a março, exibindo pequenas flôres brancas. Depois faz voar suas sementes aladas!
Hoje, em frente ao prédio da prefeitura tem o “Seo Rosinha”, que foi parceiro de vida e de verde do “Seo Rosa”. E tem também o “Seo Rosa Neto”, que, como o nome diz, é neto do “Seo Rosa”. (O “Seo Rosa Pai” mora longe, com um ecologista.) Que eles possam espalhar sementes aladas por muitos e muitos séculos!
Um comentário:
A árvore símbolo de Campinas é o Jequitibá. Soube que a flor símbolo é a Flor de São João. Gostaria de ter informação. Agradeço.
Postar um comentário