23 de agosto de 2008

Memória Fotográfica: Cine Teatro São Carlos

Do brilhante livro de Geraldo Sesso Junior, Retalhos da Velha Campinas de 1970, mostra ao lado esquerdo do espectador o cine. Isto na rua Cesar Bierrembach e foto de 1945. Ao fundo podia-se ver a torre da Matriz Catedral.

Um comentário:

BelowGrade disse...

Há uns 20 anos atrás, eu tive a honra e a fantástica oportunidade de trabalhar com o prof. Geraldo Sesso Jr. compilando dados, organizando fotos e ajudando a redigir um livro de memória fotográfica sobre Campinas, que infelizmente, nunca foi ao prelo.
Prof. Sesso tinha em sua casa, um dos acervos fotográficos mais fantásticos que eu já ví, não apenas sobre Campinas, mas também São Paulo.
Negativos originais, em lâminas de vidro com imagens dessas duas cidades datadas de meados do seculo dezenove até fotos mais recentes da década de 60,70. O acervo era tão bem mantido que as reproduções feitas dessas imagens que seriam usadas no livro, não necessitaram quase nenhum retoque.

Uma das coleções privadas mais formidáveis que eu tive a oportunidade de manusear. Até hoje fico comovida de me lembrar.
Fiquei feliz de encontrar esse blog, por que desde então venho tentando descobrir o que teria acontecido com aquele magnífico acervo e torcendo para que ele tenha sido preservado.
Prof. Sesso, já naquela época, estava preocupado com o destino de sua coleção, tentando doá-la para um museu ou entidade que cuidasse de preservá-la, mas tendo dificuldades. Tentando sem sucesso publicar reproduções das imagens para que elas não se perdessem se o acervo se extraviasse.
Imagino se você sabe do fim que levou esse acervo, que também contava com milhares de fotogramas originais de filmes de cinema mudo, que Prof. Sesso colecionou e preservou desde criança.