1 de março de 2008

Memória Fotográfica: Monumento no "pastinho"

Este monumento existia, juntamente com o estádio do Guarani Futebol Clube. Ambos ficavam nas proximidades da av. Barão de Itapura e rua Barão Geraldo de Resende. O estádio tinha o apelido de "pastinho". O velho Estádio do Guarani foi inaugurado em junho de 1923, a foto abaixo é do início da década de 1950. O monumento somente foi colocado ali na década de 1940 e foi levado, em 1953, para o estádio Brinco de Ouro, tendo desaparecido. Parte destas informações foram passadas por um anônimo leitor do blog.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro João Marcos,
O "Pastinho" ficava na Barão (não Baronesa) Geraldo de Resende e havia uma entrada na Rua Antônio Lobo. O bonde 3 (Guanabara) levava a torcida até a porta da Barão.
Parabéns pelo enriquecimento do site. Não tenho certeza se o modelo daquele ônibus é Coach e se já era a CCTC. Porque por boa parte dos 50s, o serviço de ônibus foi da Bonavita e Lira.
A garagem da Bonavita ficava na Barão de Itapura (nos fundos da casa da minha avó, que morava no 652 da avenida) e a da Lira nua Bernardo José de Sampaio, creio, travessa da Antônio Lobo.
Abração,
Moacyr Castro

J.M.Fantinatti disse...

Mestre Moacyr Castro (jornalista e historiador). Para que o mundo fique sabendo - pois o blog tem (segundo contador que tenho instalado)uma média de leitura diária de 40 acessos de várias partes do Brasil e algumas também exterior e acesso médio diário de pesquisa - quando alguém no mundo faz pesquisa e o blog aparece como opção; de 140 acessos. O Mestre é porque me inspirei em suas crônicas (3 vezes na semana)- muitas delas contando a história de Campinas - no jornal diário de Campinas (Correio Popular) para procurar colocar a história de Campinas para o mundo, na forma centralizada e didaticamente construída. E como sempre digo a história é feita de quem a viveu ou a escreveu. O ideal é colocar o mais próximo da verdade existente e assim dependemos daqueles que tem algo a dizer, pois viveu o fato. Portanto já corrigi o nome da rua, conforme indicado por você. Quanto ao ônibus (ser coach) foi através de pesquisa que consegui chegar ao nome.