7 de janeiro de 2010

Memória Fotográfica: Av. Barão de Itapura e Av. Brasil nas décadas de 1950; 1960 e 1970

Verdadeiras relíquias recebidas do Sr. Synésio Pereira da Cunha Júnior, o qual me passou o material; onde o Sr. Ernesto Reimann (pai do sogro do Sr. Synésio) sacou as fotos. A história de Campinas agradece à ambos pela exposição das mesmas.

Abaixo; as quatro primeiras fotos da década de 1950, mostra as corridas de "baratinhas" que havia na av. Barão de Itapura, av. Brasil e outras.

Para ver com mais detalhe, clique sobre as imagens:




Acima pode-se ver a frente do Instituto Agronômico de Campinas e abaixo veja a quantidade de pessoas assistindo o evento.


As quatro abaixo, de fins da década de 1960 e década de 1970 mostrando o mesmo local em eventos distintos.



Veja algo interessante na foto abaixo; o semáforo que havia no local. Se isto ocorresse hoje, com certeza, seria levado por algum veículo que por ali transita.

Caso queira ver parte do local nesta data, acesse abaixo:

http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com/2009/09/ontem-e-hoje-av-brasil-x-av-barao-de.html

Veja comentário recebido quando da postagem:

Do grande colaborador do blog, pesquisador e historiador: engo. Wagner Paulo dos Santos e também com a ajuda do jornalista "amante de Campinas", Moacyr Castro.

As 4 últimas fotos apresentadas por você, foram tiradas em 1968, mais precisamente no dia 07 de novembro daquele ano. A limousine da marca Aero Willians que aparece nas fotos, carregava em seu interior, nada mais nada menos, que a Rainha Elizabeth II - Rainha do então Reino Unido, em visita a nossa cidade.

Interessante se notar que existem duas fotos com o posicionamento da limousine em relação a Avenida Barão de Itapura. Em algumas fotos a limousine se posiciona no sentido bairro-centro pela Avenida Barão de Itapura. Nesse momento, a rainha Elizabeth e o príncipe Phillip, estavam chegando desde a Estância Eudóxia, no distrito de Barão Geraldo, com destino ao Instituto Agronomico de Campinas.

Neste sentido voce poder notar um acumulo menor de pessoas nas proximidades do veículo. O motivo foi que o povo que se deslocou ao local para vê-la, estava concentrado em maior número nos portões do Instituto.

Horas após a comitiva, inclusive com a presença do Governador Roberto Costa de Abreu Sodré, rumou com destino ao local em que a rainha estava hospedada, quer seja na Estância Eudóxia. Desta feita então, você poder notar um número muito maior de pessoas, que se deslocaram pelas calçadas da avenida para ver a comitiva. Espero ter colaborado com o histórico das fotos.

10 comentários:

Synesio Jr. disse...

Turma boa, as fotos coloridas são desfile de 07 de setembro e visita da Rainha Elizabeth a Campinas na decada de 70.

Fabius disse...

Fenomenal ver isso!
Mas às vezes dá uma tristeza perceber que essa Campinas de antigamente era mais, bonita, limpa e organizada que a de hoje.

E a construção modernista que abrigava o posto? Demoliram-na de forma tão inconsequente e depois a substituíram com um prédio brega no local...

Anônimo disse...

João Marcos,

Novidade total saber que Campinas teve corridas de carros em plena Av Barão de Itapura. Acho que a rainha Elizabeth visitou Campinas em 1968.

Anônimo disse...

acompanho sempre, gostei destas fotos, melhorou, prefiro fotos como estas a muitos documentos e papeis, tudo é bom mas fotos assim falam muito mais que qualquer documento e deveriam ser mais frequentes neste muito bem feito blog, parabens.

J.M.Fantinatti disse...

Respondendo ao "anônimo": Até gostaria de somente blogar fotos a descrever sobre elas; mas infelizmente muitas fotos estão sob "direitos autorais" e ainda por vezes recebo casos onde me pedemm expressamente para não publicar tais fotos. INFELIZMENTE com isto a história se perde; pois um dia para quem olhar as fotos não se terá mais validade (isto por ter passado por gerações do proprietário) e as mesmas irão para o lixo. Este é o Brasilm um povo sem cultura. Finalizando, a história não é só feita de fotos.

. disse...

Também não consigo entender o posicionamento das pessoas de não quererem que divulguemos fotos que fizeram a história de Campinas.
São relíquias que teriam que ser mostradas,para os mais novos conhecerem bem a fundo o que Campinas já teve de bom.
Abços

christina disse...

em se tratando da visita da rainha Elizabeth à Campinas gostaria de colaborar com mais informações:
Ela esteve tambem na Fazenda Rio das Pedras e foi recebida com muita pompa para um almoço pelos antigos proprietários sresra. Adhemar de Almeida Pradoe ficou encantada com a beleza do lugar tanto que meses depois enviou uma carta de agradeçimento e pedindo para que recebessemos seu irmão que era tambem fanático por PSI ingles,que era criado na época de sua visita á propriedade. Esta mensagem foi escrita por uma das atuais proprietárias da fazenda. Qualquer informação extra pode me escrever . realmente temos que preservar a memória de Campinas...

Anônimo disse...

ela ficou hospeda na estancia eudoxia sim!! infelizmente não posso disponibilizar fotos dela andando á cavalo e fotos dos almoços!

Augusto Sanchez disse...

Prezado Fantinatti,

Pesquiso as corridas de automóvel em Campinas, e posso complementar estas imagens. Trata-se da última prova de rua acontecida nesta cidade, em 1953.
Devido ao mal tempo, a prova foi realizada em dois dias, iniciando-se no domingo dia 31 de maio, com a categoria de carros de turismo. A chuva impediu a realização da prova principal, que foi transferida para o dia 04 de junho.
Francisco Landi, o maior vencedor das provas em Campinas, venceu esta prova com uma Ferrari 4.500 cc. A prova contou com outros importantes nomes do automobilismo brasileiro, como os cariocas Henrique Casini e Gino Bianco.

EStou organizando um livro sobre estas provas, caso alguém possua material e possa colaborar.

Abraços

Augusto Sánchez

J.M.Fantinatti disse...

Augusto; grato pelas informações adicionais e importantes.