23 de outubro de 2008

Memória Escrita: Propagandas do Passado

Dados retirados do belo livro Guia Histórico da Indústria Nascente em Campinas (1850-1887) - de minha biblioteca particular - e de autoria de Ema E. R. Camillo.

Abaixo mostramos algumas propagandas de um local que foi um dos pontos centrais de Campinas no passado, o Largo de Santa Cruz (um dos três campinhos onde se originou a cidade Campinas). Em 25 de novembro de 1889 tal local passou a se chamar Praça 15 de Novembro em homenagem à proclamação da República no Brasil ocorrida em tal data. Iniciativa de troca de nome foi dos vereadores Dr. Salvador Leite de Camargo Penteado e Antônio Álvaro de Souza Camargo.

A cópia foi retirada diretamente do jornal Gazeta de Campinas de 1870, página 53. A mesma foi publicada também no Almanak de Campinas de 1871 de José Maria Lisboa.

A cópia foi retirada diretamente do jornal Gazeta de Campinas de 1870, página 56. A mesma foi publicada também no Almanak de Campinas de 1871 de José Maria Lisboa.

A rua abaixo hoje tem o nome de Major Sólon, o endereço ficava em frente ao Largo de Santa Cruz.

A cópia foi retirada diretamente do jornal Gazeta de Campinas de 1872, página 48. A mesma foi publicada também no Almanak de Campinas de 1873 de José Maria Lisboa.
Fato curioso; passados mais de 100 anos da troca do nome, o local ainda é conhecido por Largo de Santa Cruz. O largo teve seu nome inicial de Largo da Forca, pois ali existia uma forca onde eram sacrificadas pessoas que cometiam atos hediondos (que necessariamente não precisavam ser os mesmos de hoje).

Nenhum comentário: