7 de outubro de 2008

Curiosidades: Nossa Primeira Câmara de Vereadores

Aproveitando as eleições municipais recém encerradas; publico aqui matéria e fotos do Engenheiro Civil e Historiador Wagner Paulo dos Santos. A história de Campinas agradece, mais uma vez à este senhor.

A primeira Câmara de Vereadores, eleita tão somente pelos 34 “homens bons”, formadores da elite financeira da pequena Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, que acabara de passar à categoria de Vila de São Carlos em 14 de dezembro de 1797, apesar de eleita legitimamente, não chegou a ser empossada.

Por motivos de discórdias políticas, entre esses “homens bons” e o presidente da província (denominação do cargo de governador do estado na época), uma segunda Câmara foi eleita e desta vez empossada.

Desta forma, a primeira casa de leis de nossa cidade, eleita e empossada, era formada por Antonio Camargo Penteado na qualidade de juiz ordinário, Alexandre Barbosa de Andrade como juiz companheiro, Albano de Almeida Lima como procurador e mais três vereadores: Alferes Manuel Pereira Tangerino, Alferes João José da Silva e Rafael de Oliveira Cardoso.

Esses três vereadores, os primeiros a compor de uma forma efetiva, a nossa primeira casa de leis, eram conhecidos na então Vila de São Carlos pelos nomes de Pereira Tangerino, Alferes João José e Oliveira Cardoso.

A homenagem prestada pelo povo de Campinas, à esses três vereadores, acabou por se constituir em denominações de vias públicas no bairro do Jardim Guanabara.

O fato significativo dessa narrativa, é que essas três vias públicas, se encontram num único ponto do bairro citado, formando uma letra Y, sendo a rua Pereira Tangerino a reta vertical dessa letra e as ruas Alferes João José e rua Oliveira Cardoso as suas duas retas inclinadas.

Quem poderá negar ou afirmar, uma tese espiritualmente constituída.

Seria possível, que nas noites das segundas e das quartas-feiras, esses três edís, naquele entroncamento, se reúnam, para que juntos, legislem no campo espiritual, para o bem da cidade?

Isso tudo é uma grande brincadeira, mas o fato é que existe esse ponto de reunião desses três homens, pioneiros de nosso legislativo. Quem sabe, ao passar por lá, nas noites de sessão, poderíamos assistir ainda, uma pura e inocente reunião de nossa primeira Câmara Municipal.

Abaixo; vista do Y formado - à direita a rua Alferes João Jose e à esquerda a Rua Oliveira Cardoso
Abaixo; vista da Rua Pereira Tangerino chegando ao entroncamento viário.

Confluência estabelecida rua Pereira Tangerino se bifurcando nas duas outras vias.




Mapa com o apontamento do local focado.

Nenhum comentário: