24 de junho de 2008

Ontem e Hoje: Largo da Estação da Cia. Paulista

Foto abaixo mostra o largo da estação da Cia. Paulista em 1910.


Fazendo, o que chamo, de "arqueologia urbana", podemos notar nas fotos de 2008 abaixo, que muitas coisas mudaram; mas para o bem de memória histórica, algumas coisas permaneceram. Faça você mesmo a comparação e veja o que permaneceu.

Como orientação; podemos notar que o prédio do antigo Hotel Grigoletti sofreu transformação radical. Mas o nome na fachada permaneceu, apesar de hoje não ser mais hotel.

Do outro lado da rua, podemos ver que se mantiveram as duas construções que fazem parte do complexo ferroviário, ao menos por fora, estão bem conservadas.

Na foto abaixo, pode-se notar que a construção com telhado se sobresae e permanece; é claro com novas telhas e que foram trocadas há poucos anos atrás.


Se você der um clique; verá que fiz um destaque o antigo nome do hotel.

Um comentário:

Anônimo disse...

T�tulo [PT]:
A rua em imagens : as transforma�es urbanas na fotografia : um estudo de caso sobre a Rua 13 de Maio em Campinas/SP

Autor(es):
Patricia Rodolpho

Data da defesa: 27-02-2004

Idioma: Portugu�s
Data de Publica�o: 2004
Local de Publica�o: Campinas, SP
Orientador: Fernando Cury de Tacca
Institui�o: Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
N�vel: Diserta�o (mestrado)
UNICAMP:

P�gina 9
1.3 � O casar�o Roque de Marco
� diferen�a dos tr�s outros pr�dios em estudo, o casar�o Roque de Marco � o �nico neste frupo que n�o foi constru�do para o uso coletivo. ...
A Sr� Maria Gatti, bisneta do Sr. Roque de Marco �rememora o movimento intenso do largo da Esta�o, contando que � circula�o proveniente do tr�nsito ferrovi�rio somava-se uma outra, derivada dos passageiros de duas empresas de transporte vi�rio inter-municipal, a Via�o Expresso Cometa e a Via�o Expresso Brasileiro: �(...) na minha �poca de menina, eu devia ter 6, 7 ou 8 anos, eu e meus primos fic�vamos ali na janela, � noite, olhando o movimento da rua ... Naquela �poca, voc� estando de frente para o casar�o, do lado esquerdo tinha a Via�o Cometa e do lado direito tinha a Expresso Brasileiro, que eram companhias de �nibus ...� (p.10).

EM 16.10.07, Mem�ria Fotogr�fica: Vista a�rea da regi�o da Esta�o da Paulista, na foto a�rea da d�cada de 1960, que Mostra a regi�o da Esta�o da Paulista, na �poca, veja que no centro superior da foto j� estava em prepara�o o local para constru�o do viaduto Miguel Vicente Cury.; p observe que na posi�o que est� o hotel, percebe-se ve�culos do tipo �nibus estacionados, no caso dois, sendo uma mais para a lateral do outro.