2 de junho de 2008

Ontem e Hoje: Cine Teatro São Carlos

Foto de data desconhecida mas com certeza a mesma é antes de 1925 como podemos notar nos dados do livro de Leopoldo Amaral, Campinas Recordações, publicado em 1927.

Note que na foto existia o nome do teatro que transpunha toda a rua. O local em questão é a rua Cesar Bierrenbach, podendo-se notar as palmeiras imperiais da Praça Carlos Gomes ao fundo. E obviamente passados tantas décadas entre uma foto e outra nada mais que natural que pouquíssimas coisas lembram o local, a não ser as já citadas palmeiras imperiais, como a própria dinâmica e a disposição geográfica do local.


Numa tarde frio de domingo de junho, o casal caminha na rua em frente de um local e nem podem imaginar; que ali houve grandes apresentações como relata o livro acima citado. Exemplo disto podemos citar: na noite de 04 julho de 1886, apresentou-se a celebridade mundial da época, Sarah Bernhardt. Deu uma única recita com a peça de Dumas Filho - La Dame aux Camelias (A Dama das Camélias).

Um comentário:

Anônimo disse...

A foto do Cine Teatro São carlos deve ser de depois de 1930, porque o filme em cartaz "Our Blushing Brides" foi lançado em 1930.

Parabéns pelo site! Muito bom.
Eu por exemplo, sou fascinado pelo ciclo de cinema de Campinas da década de 1920. Se tiver fotos relacionadas com o assunto, eu agradeceria muito.